07 de Abril é o Dia Mundial da saúde: 15 dicas para ser uma pessoa mais saudável

dia-mundial-da-saúde-interação-feminina

Dia 07 de abril é o dia mundial da saúde! Mas você sabe o que é saúde? Segundo a organização mundial de saúde, “a saúde é o completo bem estar físico, mental e social”. Isso significa dizer que não é apenas estar isento de doenças, mas sim quando todos esses fatores se correlacionam. A saúde é um direito fundamental de qualquer pessoa, garantido por lei (pela constituição federal e pela lei 8080/90) no Brasil. Assim, temos o sistema único de saúde que proporciona atendimento médico tanto às pessoas que já se encontram doentes, quanto para as que querem prevenir doenças, além da opção particular e planos de saúde. Mas listamos abaixo 15 dicas simples de cuidados diários para você seguir e se tornar uma pessoa mais saudável, aumentando a expectativa de vida:

  1. Alimente-se corretamente. Inclua frutas e vegetais na sua dieta e diminua o consumo de gorduras trans e saturadas, açúcares, refrigerantes, sódio, etc.
  2. Beba bastante água, principalmente em dias quentes. Especialistas indicam que é necessário ingerir em média 2 litros de água por dia.
  3. Exercite-se regularmente com atividades aeróbicas que você goste. O exercício físico libera endorfinas, que é conhecida como substancia do prazer, diminui o estresse, auxilia no emagrecimento, diminui a hiperinsulinemia ou resistência à insulina, melhora a função renal, entre outros inúmeros benefícios.
  4. Controle seu peso corporal. A obesidade pode levar a problemas sérios de saúde como diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. Em contrapartida, manter uma dieta restritiva e emagrecer demais também configura doença, como anemia, desnutrição, entre outros. O IMC (peso/altura²) considerado normal é de 18,5 a 24,9. Clique em leia mais

  1. Procure ter repouso regular e durma o tempo suficiente por dia. Isso é importante para repor as energias e para diminuir a hiperatividade do sistema nervoso central, diminuindo ocorrência de estresse.
  2. Tenha hábitos higiênicos para evitar o aparecimento de doenças e facilitar o convívio entre as pessoas.
  3. Restrinja o uso de substâncias estimulantes (como álcool, cafeína, fumo, contraceptivos orais).
  4. O cigarro além de estimulante causa vários problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias, impotência sexual, problemas durante a gestação, envelhecimento precoce, além de prejudicar a saúde de quem convive perto de um fumante. Tente parar de fumar. Fazendo isso o risco de doenças diminui gradativamente até o organismo do fumante se restabelecer.
  5. Certifique-se que seu trabalho proporciona condições adequadas (ergonomicamente e psicologicamente).
  6. Controle o estresse. Pode ser difícil, mas é necessário sempre tentar. O estresse pode favorecer o aparecimento de doenças.
  7. Exercite sua respiração em alguns minutos durante o dia. Assim seu organismo acostuma a respirar da maneira correta e você terá mais oxigênio e até sua dormida será melhor.
  8. Tenha momentos de lazer e tempo para pessoas que te tragam felicidade, como família e amigos e evite contatos com as pessoas que te fazem mal.
  9. Tenha autoestima. Aprenda a se amar do jeito que é e lembre-se de que o que você acha que é defeito em você ou para você é qualidade para outros.
  10. Sorria ao invés de gastar seu tempo procurando sempre erros e defeitos em tudo. Aceite que cada pessoa é diferente, assim, o modo de ser e de agir será diferente dos seus. Tente identificar o lado bom das coisas. Assim você será mais feliz.
  11. E, sempre tenha consultas periódicas com seu médico, pelo menos uma vez ao ano para indivíduos adultos em condições normais. (Fonte: interacaofeminina.com.br)

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta matemática é de preenchimento obrigatório. * O prazo está esgotado. Digite novamente o valor CAPTCHA.