Ubaitaba Urgente

Hospital Roberto Santos em Salvador está jogado as traças

10629674_691851267569418_5477823625464266267_n
Pacientes ficam jogados no corredor.

Um banheiro da emergência do Hospital Roberto Santos, em Salvador, destinado aos pacientes internados na unidade, é utilizado também para acomodar cadáveres. Segundo reportagem do jornal Correio, desta terça-feira (3), a superlotação do hospital tem levado pacientes portadores de graves enfermidades a conviver num ambiente insalubre meio à precariedade da estrutura física do local.

O número insuficiente de profissionais de saúde faria, inclusive, acompanhantes terem que buscar medicações para os enfermos. Em vídeos divulgados pelo jornal, pacientes reclamam do serviço oferecido pelo hospital e mostram pessoas amontoadas em salas aguardando por atendimento médico. “O pobre que chega aqui sem um acompanhante morre”, diz uma das entrevistadas pela reportagem.

Banheiro é usado como necrotério.
Banheiro é usado como necrotério.

Um idoso de 75 anos, que sofre de fecaloma, há 25 dias sem defecar, aguarda por uma cirurgia de urgência e teria passado três noites dormindo sentado em uma cadeira plástica na emergência da unidade. A assessoria do Hospital Roberto Santos confirmou o caso do cadavér dentro do banheiro alegando, contudo, que foi uma situação pontual devido a lotação do local.

Já a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informou, por meio de nota, que o secretário Fabio Vilas-Boas “está atento e providenciando solucionar os problemas da unidade”.