Ubaitaba Urgente

Porto Seguro: Farra das festas continua na gestão dos Oliveira

1403541115

Com a caneta de Porto Seguro em suas mãos, a prefeita Cláudia Oliveira (PSD) deu continuidade ao que seu marido e atual chefe de Gabinete sabia fazer e muito quando administrava Eunápolis: festas regadas a bandas caras, com palco, som e iluminação de primeira qualidade. Igual ao ex-gestor eunapolitano e deputado estadual eleito nas eleições deste ano, Cláudia Oliveira mostrou que tem vocação e parece que a marca da sua administração também será a de realizar as maiores festas na Bahia com dinheiro público.

No ano passado, época em que diversos prefeitos baianos recém empossados estavam com as mãos na cabeça sem saber aonde buscar mais recursos para atender as necessidades básicas dos seus munícipes, a prefeita-promoter lançou o “São João Elétrico de Porto Seguro”. Para bancar a farra, o município teve que empenhar R$ 2,8 milhões dos cofres, o que correspondeu a 16% do que a prefeitura arrecadou em todo o mês de junho.

Para o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Fernando Vita, o volume de dinheiro público declaradamente gasto nas festividades “violou os princípios da razoabilidade e economicidade”, já que a quantia “poderia ser melhor aplicada em ações administrativas voltadas para a melhoria das condições de vida da população”.

Além da gastança, o TCM constatou diversas irregularidades nos processos para realização da festa e aplicou multa de R$ 15 mil à prefeita, além de solicitar a formulação de representação junto ao Ministério Público Estadual (MPE-BA) para a apuração de atos que podem configurar improbidade administrativa.

Eleito deputado estadual com 60,9 mil votos, o ex-prefeito de Eunápolis já é um gestor carimbado na corte de contas baiana. Competentíssimo na organização do aniversário de emancipação política de Eunápolis e das festas juninas como o famoso “Pedrão”, Robério já foi alvo por diversas vezes de ações do TCM.

O Tribunal até que tentou informar ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) das irregularidades cometidas por Oliveira quando governou Eunápolis, que deixou o governo com diversas contas rejeitadas entre os Exercícios de 2005 a 2012, mas foi em vão. Em 2015, Robério sentará em uma das cadeiras da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e deve liderar a “Bancada dos Promoters” no parlamento baiano.

A reportagem tentou entrar em contato com a prefeita, que pode recorrer da decisão do TCM, mas ela não foi localizada.