Ubaitaba Urgente

BARRA DO ROCHA ALCANÇA O MELHOR ÍNDICE DE SAÚDE DA REGIÃO (5,86) E UM DOS MELHORES DO BRASIL

Não é nenhuma novidade reconhecer que o setor de saúde do município de Barra do Rocha vem se destacando como referência regional e superando diversas cidades circunvizinhas. Tal valorização foi comprovada esta semana com a divulgação do Índice de Desempenho de Saúde (IDSUS) referente o ano de 2011, tido como radiografia do SUS; onde o município se igualou a capital baiana Salvador, alcançando índice de (5,86), o maior da região e superando grandes cidades como Feira de Santana (5,34), Vitoria da Conquista (5,06), Ilhéus (4,82), Itabuna (5,3), entre outras.

Barra do Rocha chegou a superar Rio de Janeiro (4,58), Pará (4,37), Rondonia (4,49), Distrito Federal (5,09).  Ficando atrás apenas dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O município integra o grupo 6, que representa as cidades que têm pouco ou nenhum atendimento especializado, divisão em blocos feita pelo Ministério da Saúde com base em notas de 0 a 10 e em dados que vão desde a atenção básica até a assistência hospitalar.

Pelo jeito que anda as coisas esse índice tende a crescer ainda mais a ousadia desse pequeno município com pouco mais de 6 mil habitantes que já dispõe do SAMU, foi contemplado com uma Academia da Saúde Popular e construirá uma Unidade de Saúde da Família avançada ainda em 2012. Barra do Rocha está de parabéns com o serviço oferecido pelo Governo Cidade Feliz, através do prefeito Jônatas Ventura, do Secretário Evaldo Deraldo e toda competente equipe da Secretaria Municipal de Saúde.Mesmo o municipio tendo a menor receita do pais.Conhecendo o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS)

 O Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) é um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Urgências e Emergências, etc. Resumindo, o IDSUS avalia o Sistema Único de Saúde que atende aos residentes nos municípios, regiões de saúde, estados, regiões, bem como em todo país.

Confira alguns índices da Saúde de cidades da região

Aurelino Leal (5,36), Boa Nova (5,33), Aiquara (5,42), Jequié (5,12), Jitaúna (5,53), Ipiaú (5,33), Itagibá (4,61), Ibirataia (5,28), Gongogi (5,59), Ubaitaba (5,47), Ubatã (3,57), Gandu (5,34), Uruçuca (5,36), Ibirapitanga (4,88), Dario Meira (5,14), Itagi (5,60), etc.