Ubaitaba Urgente

Operadoras vão recorrer da decisão de juiz sobre suspensão do WhatsApp

Operadoras

Surpreso com decisão, Sindicato alega prejuízo com suspensão do serviço. Juiz ordenou suspensão por empresa não colaborar com investigações no PI.

As operadoras de telefonia do Brasil informaram nesta quinta-feira (26) que vão recorrer da decisão do juiz do Piauí Luiz de Moura Correia, sobre a suspensão do aplicativo de troca de mensagens instantâneas WhatsApp. O Sindicato das Empresas de Telefonia informou ao G1 que recebeu a decisão do juiz com surpresa e afirmou que a medida pode causar prejuízos a milhões de brasileiros que se utilizam do serviço. O Sindicato informou ainda que as prestadoras de telecomunicações não têm nenhuma relação com o serviço e alega que a medida é desproporcional.

A suspenção do aplicativo tomou repercussão depois que o juiz piauiense da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, Luiz de Moura Correia, ordenou que o aplicativo saísse do ar por não colaborar com investigações da Polícia Civil do Piauí..

Segundo a delegada da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA), Katia Esteves, a empresa vem negando informações solicitadas pela Polícia Civil do Piauí para  investigações iniciadas ainda no ano de 2013. Ainda de acordo com a delegada, a companhia não vem cumprindo as solicitações desde então, o que motivou a ordem judicial para suspender o serviço no país.

Pelo não cumprimento da ordem, o juiz declarou nesta quinta-feira (26) que o aplicativo de troca de mensagens instantâneas WhatsApp teve uma postura arrogante. O magistrado esclareceu seu posicionamento e disse que a empresa desrespeitou a decisões judiciais ao “bel-prazer”, tratando a Justiça brasileira como “terra de ninguém”. Ele contou ainda que não poderia dar informações sobre o caso já que o motivo segue em segredo de Justiça.

Confira nota na íntegra
O setor de telecomunicações recebeu com surpresa a decisão do juiz Luiz Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina (PI), que determinou que as prestadoras de telecomunicações cumpram a suspensão em todo o País dos serviços de comunicação WhatsApp. O SindiTelebrasil entende que a medida pode causar um enorme prejuízo a milhões de brasileiros que usam os serviços, essenciais em muitos casos para o dia a dia das pessoas, inclusive no trabalho. Para o SindiTelebrasil, a medida é desproporcional, já que para conseguir informações de um número reduzido de pessoas, negadas pela proprietária do WhatsApp, decidiu-se suspender o serviço em todo o País. E para isso, exigir a aplicação dessa medida das prestadoras de telecomunicações, que não têm nenhuma relação com o serviço. (G1)