Ubaitaba Urgente

Mutirão Mais Saúde leva atendimento para Taboquinhas e zona rural de Itacaré

Melhorar o atendimento médico e odontológico em Itacaré e ampliar os serviços de saúde para beneficiar principalmente àqueles que mais precisam. Foi com esse objetivo que a Prefeitura de Itacaré realizou no último sábado, no distrito de Taboquinhas, o mutirão Mais Saúde, com atendimentos nas áreas ginecologia, ultrassonografia, exames laboratoriais, eletrocardiograma, vacinação, atendimentos a gestantes, clínico geral, testes de glicemia, pressão arterial, nutrição, atendimento odontológicos e uma série de outros serviços. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, explicou que a proposta desse trabalho é ampliar em mais um dia de atendimento médico, levando esse mutirão aos sábados para atender sobretudo os moradores da zona rural que durante a semana não tem como se deslocar para receber esses serviços.

A proposta é de uma vez por mês realizar o Mais Saúde, inicialmente em Taboquinhas, mas posteriormente levando equipes para atender em outras comunidades da zona rural. Além dos atendimentos foram também realizadas palestras sobre saúde da mulher, dicas de nutrição, acompanhamento de assistentes sociais, distribuição de preservativos e cadastramento do Bolsa Família. Também no mutirão Mais Saúde a Prefeitura de Itacaré iniciou em Taboquinhas e na zona rural o cadastramento e a distribuição de repelentes para gestantes incluídas no programa Bolsa Família. Os produtos combatem o Aedes Aegypti, pernilongos e outros mosquitos que também transmitem doenças. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Ricardo Lins, para adquirir os repelentes as gestantes devem estar cadastradas no bolsa família e preferencialmente estar fazendo o acompanhamento nos postos de saúde.

O prefeito Antônio de Anízio salientou que o mais importante nesse trabalho foi ver a satisfação do povo em estar recebendo um atendimento digno e agora bem mais próximo de suas residências. A dona de casa Marinalva dos Santos Costa, da região de Serra de Água, foi uma das primeiras a chegar e disse ter ficado satisfeita com o atendimento. Há meses ela precisava ir ao médico, fazer exames de rotina, mas não podia sair durante a semana. “Agora está tudo melhor”, disse ela. O trabalhador rural Ezequias Nascimento, da região de Rua de Palha, também foi fazer exames no mutirão e parabenizou a inciativa da Prefeitura pelo atendimento. “Fico feliz porque agora a gente tem a estrada boa pra vir para feira e ainda pode se consultar com o médico”, complementou. (Ascom/Itacaré)