Ubaitaba Urgente

Maraú: Prefeitura promove 13º Festival de Tainha em Barra Grande

xIMAGEM_COLUNA_5.jpg.pagespeed.ic.MOOxDsx8p7 (1)

Do Bahia Noticias

Mal saímos de um feriadão e lá vem outro período ideal para descansar e… degustar o que há de melhor por aí. A coluna de hoje traz uma indicação ideal para quem quer viajar e, de quebra, participar de um evento de encher os olhos, tendo como cenário a bela península, conhecida como “Polinésia Baiana”, localizada a cerca de 360 quilômetros de Salvador. De 1º a 03 de maio, a chef Rosa Gonçalves coordenará o 13º Festival da Tainha de Maraú, promovendo um encontro entre chefs de cozinha, pescadores, marisqueiras, estudantes de gastronomia e amantes da cozinha regional em torno de uma programação diversificada. O evento traz diversas atividades gratuitas, desde rodas de conversa e torneio de pesca a aulas-show, oficinas de culinária e concursos de receita. O jantar “Gratidão ao Mar” é o destaque do Festival e será servido para cerca de mil pessoas na Praça da Mangueira, ao preço simbólico de R$ 25,00.

480x480xfestivaldatainhademarau.jpg.pagespeed.ic.MrhUVjIb7n (1)

No menu, iguarias como gratin de tainha e aratu com inhame e crosta de castanha, arroz de coco verde com manga, farofa de banana-da-terra e salada de feijão verde com molho de mel de cacau. A tainha, carro-chefe do festival, aparece também servida na folha da bananeira, acompanhada de molho de tamarindo. A organização estima o consumo de aproximadamente 2,5 toneladas de ingredientes, a maioria oriundos da pesca e da agricultura familiares.

O cardápio traz a assinatura da coordenadora do evento em parceria com os chefs Richard James e Clodomiro Tavares. Entre os chefs convidados está o quarteto formado pelos badalados Caco Marinho (DOC Casual Dinning e El Caballito), Leonardo Roncon (AllSaints) e Dudu Prado (Lafayette), além de Fabrício Lemos (Al Mare) e Zezinho Souza (Ercolano).

Chefs locais e estudantes de gastronomia também vão se juntar ao grupo para produzir o banquete, cuja proposta é promover uma confraternização entre os visitantes e a comunidade.

Confira a programação:

01/05 (quinta-feira)

– Roda de conversa com “Seu Edi”, representantes da agricultura familiar e de comunidades quilombolas, com mediação da professora Lívia Liberato e do chef Clodomiro Tavares;

– Aula-show com os chefs Rosa Gonçalves, Clodomiro Tavares e Richard James;

– Aula-show com os chefs Caco Marinho e Leonardo Roncon;

– Aula-show com os chefs Dudu Prado e Fabrício Lemos;

– Eleição da Rainha do Festival da Tainha

02/05 (sexta-feira)

– Torneio de pesca;

– Palestras sobre meio ambiente;

– Apresentação de grupos folclóricos da região;

– Jantar “Gratidão ao Mar”;

– Cortejo e coroação da Rainha do Festival da Tainha

03/05 (sábado)

– Oficina infantil de pizza, com o chef Pablo Gallego;

– Oficina infantil de cupcakes, com a cake designer Bruna Mariano;

– Oficina de esculturas em frutas e verduras, com agarde manger Lucineide Ribeiro;

– Roda de conversa sobre o tema “A importância da Gastronomia de Raiz na Cultura Contemporânea”, com chefs convidados, donos de restaurantes, estudantes e profissionais da área;

– Concursos “Cozinha do Chef” e “Receita Lá de Casa”

– Lançamento do Festival de Gastronomia da Costa do Dendê

Veja mais informações na fanpage: www.facebook.com/festivaldatainhamarau