Com a proximidade das festividades juninas, o cenário se apresenta desafiador para diversas tradicionais festas do interior da Bahia. Após os cancelamentos em anos anteriores do Forró do Piu Piu, Forró do Lago e Bosque, a expectativa é que nos próximos dias outras festas comuniquem a não realização da edição de 2024. Essas festas, que fazem parte do calendário cultural do estado, enfrentam dificuldades que vêm inviabilizando seus eventos nos últimos anos.
Apesar das incertezas, os empresários responsáveis por essas festas relutam em anunciar o cancelamento e estão buscando alternativas para viabilizar as comemorações. Entre as festas que estão na mira dos possíveis cancelamentos está o Brega Light, evento que acontece em Ibicuí durante o São João. Com mais de 20 anos de história, o Brega Light é conhecido por receber grandes nomes da música nacional e atrair um público expressivo de toda a Bahia. Outra festa que pode ser afetada é o Forró Coffe, que acontece desde 2002 em Itiruçu. Considerada uma das festas de São Pedro mais tradicionais, o Forró Coffe tem alcançado sucesso regional ao longo dos anos.
Já o Forró Sfrega, realizado em Senhor do Bonfim e que chegou à sua 23ª edição, publicou uma nota em que não confirma o cancelamento, mas deixa em aberto a possibilidade de optar por outras alternativas. Enquanto aguardam os pronunciamentos das festas, o público também se prepara para o único evento tradicional já confirmado para este período: o Ticomia, em Ibicuí. Um dos pioneiros no segmento, o Ticomia celebrará seus 37 anos de história no dia 22 de junho, prometendo muita música, forró e tradição para os festejos juninos. (Com informações do Políticos do Sul da Bahia)