O que deveria ser uma viagem por aplicativo de menos de meia hora, rotineira, fez com que uma mulher se tornasse mais uma vítima na estatística de violência sexual na Bahia. No trajeto do bairro de Armação até Sete de Abril, ela foi roubada e estuprada pelo motorista que prestava o serviço. O caso aconteceu na quarta-feira (20).
O crime foi registrado na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam/Brotas). Segundo a Polícia Civil, a vítima já foi ouvida e passou por exames de corpo de delito. Ela será encaminhada para acompanhamento psicológico. Só este ano, 595 pessoas sofreram estupros no estado, o que equivale a 10 por dia. Destas, 512, ou seja, 86%, são mulheres.
Os números são dos Dados Nacionais de Segurança Pública, disponibilizados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com informações das Secretarias de Segurança dos estados. De acordo com Romina Margarita Hamui, mestra em saúde comunitária pelo grupo Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Técnica em Gênero e Saúde (MUSA), do Instituto de Saúde Coletiva da Ufba, sofrer violência sexual impacta a vítima de modos irreversíveis. Leia matéria completa no CORREIO