A Controladoria-Geral da União (CGU) sorteou, nesta segunda-feira (23/07), em Brasília (DF), os 60 municípios que serão fiscalizados quanto à aplicação dos recursos federais destinados à execução de programas do governo nas áreas de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social; bem como apurar as denúncias e representações enviadas à CGU relativas às cidades sorteadas. Dentre os municípios selecionados cinco deles são da Bahia são eles: Ibirapitanga , Caatiba, Euclides da Cunha, Paripiranga e Biritinga.
A iniciativa faz parte da 36ª edição do Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos, que busca conferir maior transparência e visibilidade à gestão governamental, a fim de assegurar a correta aplicação do dinheiro público, em benefício da sociedade, de modo a inibir e combater desvios e fomentar o controle social. Com esta edição, o programa chega a 2001 municípios sorteados.
Lembrando que no ano passado, o município de Aurelino Leal foi sorteado e fiscalizado pela CGU e diga-se de passagem encontraram uma vasta gama de irregularidades na gestão de Domingos Marques (PDT) o popular Domingão o qual não conseguiu registrar candidatura para reeleição do município. Agora é a vez de Ibirapitanga e o Prefeito Gude.