Presidentes de sete entidades da cidade de Itabuna assinaram manifesto criticando o prefeito Augusto Castro (PSD), que enviou ao legislativo, um projeto de lei que aumenta a carga tributária do município. O manifesto foi divulgado na última segunda-feira, 27, depois de análise minuciosa do projeto já em discussão na Câmara de Vereadores.
“As entidades do município assistem estarrecidas à aprovação de projetos de lei enviados pelo prefeito de Itabuna à Câmara Municipal de Vereadores, destinados a majorar tributos, especificamente o ISS (Imposto Sobre Serviços), o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), o ITIV (Imposto de Transmissão Inter-vivos) e taxas em geral, tais como de alvará, ambiental, de localização e de publicidade”, cita o manifesto (confira a íntegra abaixo).
Os signatários do manifesto lembram que a proposta de Augusto vai de encontro ao que o prefeito prometeu durante a campanha eleitoral. Na leitura do empresariado e de instituições como a OAB local, “Itabuna vai ter uma carga tributária muito superior àquela registrada nas cidades vizinhas e outras de mesmo porte, seja na Bahia ou em outros estados da federação”.
O manifesto é assinado pelo presidente da Associação Comercial de Itabuna, Mauro Ribeiro; presidente do conselho fiscal da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH), Eduardo Fontes; presidente da CDL de Itabuna, Carlos Leahy; pelo delegado do Conselho Regional de Contabilidade, Vanderlino Marques; pelo coordenador do Movimento Empresarial Sul da Bahia em Ação (Mesb), Edimar Margoto Júnior; pelo presidente da OAB Itabuna, Edmilton Carneiro; e pelo presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Sul da Bahia, Erivaldo Benevides. (Com informações do A Tarde)