Identificar legalmente os militares baianos em qualquer lugar do mundo, além de regular o porte de armas de fogo. Essa é a função da Carteira de Identidade Funcional, cuja renovação é um dos 13 serviços disponíveis na nova unidade do Serviço de Atendimento aos Militares Estaduais (SAME). Essa é a segunda unidade SAME no interior do Estado e vai funcionar no SAC Itabuna, que fica no Shopping Jequitibá. A solenidade de inauguração acontece nesta sexta-feira (3), às 10h, com a presença da diretora Operacional do SAC, Nilza Rios, e da coordenadora de Postos SAC, Cecília Pereira.
O novo serviço, que é exclusivo a policiais e bombeiros militares da ativa e inativos (aposentados e reformados), tem capacidade para realizar até 660 atendimentos por mês, todos através de agendamento prévio no SAC Digital. Além da Renovação da Carteira de Identidade Funcional, o SAME realiza também a Renovação do Certificado de Registro de Arma de Fogo Pertencente a Militar Estadual (CRAF), para policial militar inativo, e ainda a solicitação da Certidão de Tempo de Contribuição para ex-policial militar, dentre outros serviços.
A inauguração atende a um processo de expansão do serviço no Estado, visto que já existe uma unidade em funcionamento no SAC Bela Vista, em Salvador, e outra no SAC Conquista I. O objetivo principal do SAME é agregar qualidade, agilidade e eficiência aos serviços prestados aos militares. “É uma satisfação para a Polícia Militar da Bahia essa parceria com o SAC no intuito de oferecer serviço ao efetivo da corporação, em extensivo aos Bombeiros Militares, evitando o deslocamento deles para a capital”, ressaltou o comandante-geral da PMBA, Coronel Paulo Coutinho.
Para a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios, a implantação do SAME em Itabuna, além de ampliar a relação de parceria com os militares estaduais, também auxilia na oferta de serviços a esse público com o padrão de qualidade oferecido na rede SAC. “Agregar os serviços provenientes dos militares baianos, inclusive no interior do Estado, significa estimar o trabalho desses profissionais, tão importantes para uma sociedade organizada. O SAC sente-se honrado em tê-los como parceiros”, ressalta.
Para acessar o SAC Digital e agendar atendimento no SAME no SAC Conquista I, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo). Informações: Ascom/Saeb