Atletas de Ubaitaba e Itacaré vão disputar a Copa Brasil de canoagem
Canoístas do sul da Bahia vão disputar a Copa Brasil

Canoístas do sul da Bahia vão disputar a Copa Brasil || Foto: Reprodução

Uma delegação do sul da Bahia, composta por 18 atletas da Associação Cacaueira de Canoagem de Ubaitaba e três da Associação de Canoagem de Itacaré, vai disputar a Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem e Controle. A competição será realizada de 29 a 31 de abril, na Raia Olímpica da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo. Primeira copa do ano, a competição é parte da seletiva nacional para quem vai representar o Brasil nos campeonatos internacionais durante toda a temporada 2019, valendo pontuação e vaga na Seleção Brasileira que vai disputar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Japão, em 2020. Na modalidade paracanoagem, Nayara Falcão, favorita a uma das vagas nos Jogos Paralímpicos 2020, será a única atleta baiana a representar o estado na categoria 200m.

Já na equipe masculina, também participam da competição os paratletas Luan Veloso e Marivaldo Luz, ambos campeões 2018 na categoria K1 Vipeer – caiaque sentado. As canoístas Camila da Conceição, Luciana Costa, Angela Silva e Andreia Oliveira, conterrâneas do medalhista olímpico de canoagem Rio 2016, Isaquías Queiroz, disputam também na mesma competição pela categoria sênior feminino C1 e C2 – individual e em dupla. Angela e Andreia são medalhas de ouro na Copa do Mundo de Canoagem velocidade, realizada em Szeged, na Hungria, 2017, e prata no Sul-Americano, em 2018. O grupo de Ubaitaba viaja esta semana com passagens aéreas e terrestres cedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e também Prefeitura local.

PROJETO NOS MUNICÍPIOS DO SUL DA BAHIA

Em Ubaitaba, Itacaré e também no município de Ubatã, a Sudesb desenvolve, desde julho/2017, o projeto de iniciação esportiva em canoagem Remando no Rio de Contas. São 270 alunos de 7 a 17 anos atendidos nos três núcleos – 90 jovens por município. Ainda como parte do investimento nessa modalidade esportiva, a Sudesb construiu o Centro de Canoagem de Itacaré, entregue em julho do ano passado. Ubaitaba e Ubatã irão também ganhar equipamentos similares, sendo que o de Ubaitaba será inaugurado ainda neste primeiro semestre. Nos três centros, o investimento do Governo soma mais de R$ 3 milhões.

Comente pelo Facebook
COMPARTILHE