Ubaitaba Urgente

Prefeitura de Uruçuca responde a denúncias de morador sobre a saúde pública do município

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Uruçuca
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Uruçuca

A Prefeitura Municipal de Uruçuca entrou em contato com a redação do site Ubaitaba Urgente pedindo direito de resposta com relação às graves denúncias feitas por um morador com relação às condições da saúde pública do município.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:

Em relação a matéria publicada em seu conceituado veículo de comunicação (relembre aqui), esclarecemos que, quando a atual gestão assumiu em 2017, o posto de saúde e a casa de parto estavam em condições sub-humanas, no entanto, com recursos próprios foi reformada e ampliada a emergência e a casa de parto, proporcionando a população de Uruçuca um espaço digno. Ao mesmo tempo, foram contratadas cinco enfermeiras obstetras e médicos 24 horas. A emergência funciona perfeitamente, com todos os ambientes climatizados, com sala de triagem, sala de enfermagem, sala de procedimentos, sala de observação com quatro leitos, sala de nebulização, sala de emergência e consultório médico com seu descanso (conforto médico) integrado.

Esclarecemos, também, que a Secretaria de saúde dispõe de estoque totalmente regular de medicamentos com controle de validade e sendo utilizados em emergência de hospitais de médio e grande porte. A saúde do município conta com duas ambulâncias na emergência, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, 24 horas. Na casa de parto, a nova Promater, foi ampliada e construído consultórios, sala de pré parto, sala de parto e sala pós-parto, todos os ambientes climatizados, além da área administrativa e as acomodações (suítes) para descanso dos funcionários plantonistas, também todas climatizadas. O equipamento dispõe, ainda, de copa, sanitários para funcionários, sala te reuniões, depósito para materiais de limpeza, expurgo, salas de esterilização, almoxarifado e depósito de lixo hospitalar, que fica numa sala isolada das duas unidades. São utilizados os serviços de uma empresa especializada em coleta e incineração de lixo hospitalar, licitada, conforme contrato. Quanto aos restos de parto (placenta, etc), a informação também não procede, pois é feita a coleta logo após o parto e enviado para serem enterrados no cemitério local.

Os profissionais da saúde do município têm passando por treinamentos e capacitações constantemente, visando melhorar cada vez mais o atendimento e prestação de serviços aos munícipes. Relembramos que os atendimentos médicos e odontológicos foram estendidos para a Zona Rural, para melhor atender a população com menos acesso. Por fim, lamentamos a divulgação de notícias improcedentes, veiculadas com o único intuito de desestabilizar os serviços prestados com dedicação e responsabilidade pela Secretaria de saúde e todos os profissionais da saúde, e salientamos que o povo está acompanhando a evolução do município que tem buscado fazer uma governança moderna, sempre acolhendo a população. (Ascom/Uruçuca)