Ubaitaba Urgente

Itabuna: Sobe para 26 número de denúncias de abuso sexual contra Drº Mangabeira

Drº Antônio Mangabeira II Foto: Reprodução
Drº Antônio Mangabeira II Foto: Reprodução

Do Jornal Correio

Subiu para 26 o número de denúncias contra um médico de Itabuna, no sul da Bahia, suspeito de cometer abusos sexuais e ao menos um estupro durante atendimentos. A informação foi confirmada pelo advogado de defesa do profissional, Antônio Mangabeira França. Inicialmente, o médico já tinha seis denúncias registradas na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) da cidade.

As supostas vítimas começaram a denunciar o homem após uma paciente prestar queixa de estupro no dia 9 de julho. Além disso, ele já havia sido denunciado por importunação sexual nos dias 6 de julho e 15 de setembro de 2023. Na época, a advogada da vítima do estupro afirmou que aguardava a conclusão das investigações policiais para se pronunciar. A defesa do médico informou que Antônio será convocado por último para ser ouvido pela Polícia Civil.

Segundo o advogado, provas que demonstrariam a inocência do suspeito já foram apresentadas à polícia. Ele afirmou que esclarecimentos sobre os fatos serão divulgados apenas quando a autoridade competente levantar o sigilo das investigações. “Ele será ouvido em breve. O delegado disse que no final das investigações”, declarou. A clínica onde ocorreram os crimes está localizada no bairro do Pontalzinho. Em nota, a Oncosul repudiou qualquer forma de assédio e afirmou estar colaborando com as investigações.

“Estamos colaborando integralmente com as autoridades competentes para a investigação dos fatos, que devem ser apurados pelas instâncias legais, sempre com respeito ao contraditório e ampla defesa. Aos nossos pacientes, podemos assegurar que medidas serão tomadas para preservar a integridade e confiança de todos os que buscam nossos serviços.” Devido à natureza do caso, as investigações seguem em segredo de justiça.

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) abriu uma sindicância para investigar o caso. Em nota, o conselho afirmou que tomou conhecimento do caso através da imprensa e das redes sociais. “Em tempo, o Cremeb orienta que as denunciantes também registrem suas denúncias na entidade. A denúncia pode ser feita na Representação Regional Sul, em Itabuna, ou através do Portal Cremeb.”

Conforme previsto no Código de Processo Ético-Profissional, todas as sindicâncias e processos na autarquia federal tramitam em sigilo processual, respeitando o amplo direito de defesa e o contraditório. Por fim, havendo sanções públicas transitadas em julgado, elas serão disponibilizadas para conhecimento da sociedade.