Ubaitaba Urgente

Maraú: Prefeitura e Coelba distribuem centenas de geladeiras novas para famílias carentes do município

DSC03748Centenas de geladeiras novas foram entregues a famílias marauenses de baixa renda e inscritas no projeto programa Nova Geladeira. O programa, em parceria com a Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) e Prefeitura Municipal de Maraú começou ontem (dia 31/07), e encerrou nesta sexta feira (01/08) às 17 horas. A operação consiste em recolher geladeiras velhas, superconsumidoras de energia e em troca entregar geladeiras novas, de baixo consumo, sem qualquer custo. Membros da Coelba coordenaram a ação de coleta de geladeiras usadas e agilizaram a distribuição dos novos eletrodomésticos. Ao receber sua nova geladeira, uma dona de casa que não quis se identificar disse o que sentiu ao receber de graça o eletrodoméstico novo: “Para mim isso representa muito, a minha geladeira comprei de segunda mão e consumia muito. A gente que é assalariada se quiser geladeira nova vai levar dois ou três anos pagando e fica difícil pra pagar outras coisas”.

DSC03750A prefeita de Maraú Gracinha Viana (PP) deu todo suporte de divulgação, de conscientização das famílias, cedeu o espaço e se uniu a esse projeto do Governo Federal junto com a Coelba no sentido de não só economizar energia, mas incluir uma vasta gama da população, sobretudo as mais carentes que são obrigadas a fazer um alto consumo de energia. Essas geladeiras são econômicas, pesam menos no orçamento destas famílias. Elas significam um resgate da dignidade do lar, porque são novas, têm condição ideais de uso, mais higiene e fazem parte do que uma família pode desejar” – ressaltou a Prefeita Gracinha Viana.

DSC03755O projeto Nova Geladeira foi lançado em junho de 2008 em Salvador e Lauro de Freitas. Até dezembro de 2009 elas eram vendidas por apenas R$ 120,00. A partir de 2010, o programa passou a atender as cidades do interior da Bahia e as geladeiras passaram a ser trocadas ao invés de vendidas o que representou um gasto a menos para a população carente. Veja mais no Portal da Prefeitura de Maraú.