Ubaitaba Urgente

Governo do Estado publica convênio de R$ 1,84 milhão para reforma da Feira Livre de Itamarati, em Ibirapitanga

— Crédito: Divulgação
— Crédito: Divulgação

O Governo da Bahia publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (19) o convênio que garante recursos para a reforma do Pavilhão 1 da Feira Livre de Itamarati, distrito de Ibirapitanga. O investimento será de R$ 1.839.064,56, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Ibirapitanga e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

A obra será executada por meio do Programa de Infraestrutura Pública e tem como objetivo modernizar a estrutura da feira, fortalecer a economia local e oferecer melhores condições de trabalho para feirantes, agricultores familiares e comerciantes, além de proporcionar mais conforto e segurança para os consumidores.

— Crédito: Divulgação
— Crédito: Divulgação

A iniciativa avança após a Prefeitura de Ibirapitanga publicar a declaração de domínio público da área destinada à requalificação do mercado municipal de Itamarati. O documento reconhece oficialmente o espaço como área pública, utilizada há mais de 30 anos pela população, tornando-o apto a receber investimentos estaduais.

O prefeito Jé Assunção comemorou a publicação do convênio e destacou a importância da obra para o distrito. Segundo o gestor, a reforma representa uma conquista histórica para comerciantes, produtores rurais e moradores de Itamarati, além de reforçar a parceria entre o município e o Governo do Estado.

— Crédito: Divulgação
— Crédito: Divulgação

Nos últimos 18 meses, Ibirapitanga vem recebendo uma série de investimentos estaduais, incluindo a implantação da Sala de Estabilização do Hospital Municipal Edvaldo Magalhães Nascimento, entrega de viaturas para as polícias Civil e Militar, ambulâncias, ônibus escolares, veículos para secretarias municipais, kits para unidades de saúde e obras de infraestrutura.

Além disso, o município também tem sido contemplado com recursos destinados à construção e ampliação de escolas, creches e outras intervenções voltadas ao fortalecimento dos serviços públicos e ao desenvolvimento econômico e social da população.

Acusado de furtar R$ 100 mil de lotérica morre em confronto com a Polícia Militar em Itabuna

Fotomontagem PIMENTA
Fotomontagem: PIMENTA

Um homem apontado pela polícia como um dos envolvidos no furto de aproximadamente R$ 100 mil de uma casa lotérica na cidade de Barra do Choça morreu após um confronto com policiais militares na manhã deste sábado (20), no bairro Parque Verde, em Itabuna. A vítima foi identificada como Alexsandro Ferreira do Amor Divino, conhecido como “Lequinho”, de 36 anos. Segundo a Polícia Militar, ele possuía um mandado de prisão em aberto relacionado ao furto ocorrido em maio do ano passado no município do sudoeste baiano.

De acordo com a polícia, equipes cumpriam mandados de busca e apreensão na região quando teriam sido recebidas a tiros por Lequinho. Houve revide e o suspeito foi baleado. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, mas não resistiu aos ferimentos. Ainda conforme a PM, foram apreendidos com o suspeito uma pistola, dois carregadores, munições e três tabletes de maconha. Lequinho também era investigado por suposta participação em assaltos, roubos e tráfico de drogas nas regiões sul e sudoeste da Bahia.

Segundo as investigações, ele integrava o grupo responsável pelo furto à lotérica de Barra do Choça, crime praticado após os suspeitos utilizarem uma obra em uma residência vizinha para acessar o estabelecimento. Os criminosos abriram um buraco na parede da lotérica, desativaram o sistema de alarme e levaram cerca de R$ 100 mil em dinheiro. Para dificultar as investigações, também retiraram as câmeras de segurança do local.

O furto aconteceu na madrugada de 4 de maio de 2025. Dez dias depois, um dos suspeitos foi preso em Guanambi com parte do dinheiro levado. Desde então, a polícia realizava diligências para localizar Lequinho, que acabou sendo encontrado em Itabuna. O caso foi registrado e será apurado pelas autoridades competentes. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Mãe e filha adolescente são assassinadas a tiros dentro de casa em Pernambuco

Jaqueline e  Emilly Victoria da Silva - Crédito: Reprodução
Jaqueline e Emilly Victoria da Silva – Crédito: Reprodução

Um duplo homicídio registrado na madrugada deste sábado (20) chocou moradores do município de Timbaúba, no interior de Pernambuco. Uma mulher de 30 anos e sua filha adolescente, de 13 anos, foram assassinadas a tiros dentro da própria residência após uma invasão durante a madrugada.

As vítimas foram identificadas como Jaqueline Euclides da Silva e Emilly Victoria da Silva, conhecida como “Vick”. De acordo com informações da Polícia Militar, moradores da região relataram ter ouvido diversos disparos de arma de fogo por volta de 1h30 da manhã. Assustados com a situação, os vizinhos permaneceram em suas casas e só perceberam sinais de arrombamento no imóvel ao amanhecer.

Ao serem acionados, policiais encontraram mãe e filha sem vida em um dos quartos da residência, ambas com várias perfurações provocadas por disparos de arma de fogo.

Durante a perícia, equipes do Instituto de Criminalística recolheram cápsulas de munição deflagradas tanto dentro da casa quanto na área externa do imóvel. Segundo informações preliminares, Jaqueline não possuía antecedentes criminais nem era investigada por qualquer atividade ilícita.

O local foi isolado para os trabalhos periciais e os corpos encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML).

A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar o caso e trabalha para identificar os autores e esclarecer a motivação do crime, que causou grande comoção entre familiares, amigos e moradores da cidade. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

São João do Mel reúne multidão e celebra tradição nordestina em Uruçuca

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O primeiro dia do São João do Mel 2026 reuniu uma grande multidão no Estádio Ferreirão, em Uruçuca, na noite desta sexta-feira (19). O evento foi marcado pelo resgate das tradições juninas, apresentações culturais e muita animação, consolidando o município como um dos principais destinos do São João no sul da Bahia.

A programação teve início com o cantor Tome Arrocha e contou ainda com a apresentação da Quadrilha MDG, que encantou o público com um espetáculo repleto de cores, dança e elementos típicos da cultura nordestina.

Outro destaque da noite foi a transmissão do jogo da Seleção Brasileira em um espaço preparado especialmente para os participantes, unindo a paixão pelo futebol ao clima festivo do período junino.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No palco principal, o forrozeiro Targino Gondim levou muito arrasta-pé para o público. A festa seguiu madrugada adentro com apresentações de Pipoco do Trovão, Igor Kanário e DJs, que mantiveram a animação entre os shows.

A prefeita Magnólia Barreto destacou a importância do evento para a valorização da cultura local e o fortalecimento da economia do município. Segundo a gestora, o São João do Mel promove as tradições nordestinas, incentiva os artistas e gera oportunidades para comerciantes, ambulantes e trabalhadores envolvidos na realização da festa.

O São João do Mel segue até este domingo (21), atraindo visitantes de diversas cidades da região e reforçando a tradição junina de Uruçuca (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Operação São João 2026: Reconhecimento Facial captura 19 foragidos durante festejos juninos na Bahia

Foto: Divulgação / SSP-BA
Foto: Divulgação / SSP-BA

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou, na madrugada deste domingo (21), o balanço parcial da Operação São João 2026. De acordo com o órgão, 19 foragidos da Justiça foram capturados com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial durante os festejos juninos realizados em diversas cidades do estado. As prisões aconteceram em Salvador e nos municípios de Vitória da Conquista, Gandu, Barra, Glória, Cardeal da Silva, Itororó, São Domingos, Campo Formoso, Serrolândia e Teofilândia.

Segundo a SSP-BA, a tecnologia foi utilizada para identificar e impedir o acesso de pessoas procuradas pela Justiça por crimes como homicídio, roubo e também por inadimplência de pensão alimentícia. Os festejos de São João estão sendo realizados em 283 municípios baianos e contam com um efetivo de aproximadamente 27 mil profissionais da segurança pública, entre policiais militares, civis, técnicos, peritos e bombeiros.

A Secretaria destacou ainda que, além do reforço no efetivo, houve ampliação do uso de tecnologia e estrutura operacional, representando o maior investimento já realizado na história da Operação São João. O Centro Integrado de Comando e Controle segue funcionando de forma ininterrupta para monitorar os eventos na capital e no interior do estado. Já o Disque Denúncia permanece disponível 24 horas por dia para receber informações da população de forma anônima. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Médico psiquiatra morre em grave acidente na BR-420; profissional atendia em Ipiaú e cidades da região

Foto: Redes Sociais
Foto: Redes Sociais

O médico psiquiatra Ângelo Bonfim morreu em um grave acidente ocorrido na manhã desta sexta-feira (19), na BR-420, entre os municípios de Santa Inês e Ubaíra, no Vale do Jiquiriçá. O profissional era bastante conhecido em Jequié, Ipiaú e em diversas cidades da região, onde atuava na área da saúde mental.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 8h40, no km 309 da rodovia. Ângelo conduzia um veículo Jeep Renegade vermelho que colidiu frontalmente com um caminhão. As causas da batida ainda serão investigadas pelas autoridades.

No carro também estava o irmão do médico, que ficou ferido e foi socorrido por equipes de emergência. O estado de saúde dele não foi divulgado.

Com o impacto da colisão, a BR-420 ficou totalmente interditada por cerca de duas horas. O tráfego foi parcialmente liberado por volta das 10h. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Antônio de Jesus foi acionado para realizar a perícia e a remoção do corpo.

Servidor do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, Ângelo Bonfim também prestava atendimento em unidades de saúde de diversos municípios do Vale do Jiquiriçá. Muito querido por pacientes e colegas de profissão, ele era reconhecido pela dedicação ao cuidado com a saúde mental da população.

Em nota, o Hospital Prado Valadares lamentou a morte do profissional e manifestou solidariedade aos familiares e amigos. O médico deixa esposa e uma filha. A notícia da morte de Ângelo Bonfim provocou grande comoção em toda a região, onde ele construiu uma trajetória marcada pelo compromisso, profissionalismo e atenção aos pacientes. (Com informações do Blog Marcos Frahm)

Mulher é assassinada a tiros dentro de salão de beleza em Salvador

Vanessa Souza Cerqueira Crédito: Reprodução/Redes sociais
Vanessa Souza Cerqueira – Crédito: Reprodução/Redes sociais

Uma mulher identificada como Vanessa Souza Cerqueira, de 35 anos, foi morta a tiros dentro de um salão de beleza no bairro de Pituaçu, em Salvador, na tarde desta quinta-feira (18). De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima estava trabalhando e atendendo clientes no momento em que foi surpreendida por um homem que chegou ao local em uma motocicleta e efetuou diversos disparos.

O crime aconteceu por volta das 16h. Segundo relatos de familiares, horas antes do assassinato, Vanessa teria discutido com um homem dentro do próprio salão. A polícia apura se o desentendimento tem relação com o homicídio. Testemunhas informaram que o autor dos disparos utilizava capacete e capa de chuva, o que dificultou sua identificação.

Após o crime, ele fugiu do local. Em nota, a Polícia Militar informou que equipes da 39ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram acionadas para atender à ocorrência na Rua dos Lisboetas. Guarnições realizaram buscas e rondas na região, mas até o momento nenhum suspeito foi localizado ou preso.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia e a remoção do corpo. Vanessa deixa uma filha de 18 anos. O caso é investigado pela Polícia Civil, que busca esclarecer a motivação do crime e identificar o autor dos disparos. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Motorista de Aurelino Leal morre em grave acidente na BR-101; esposa enfermeira está internada em estado grave

Salvador Canoeiro morreu e sua esposa permanece internada.
Salvador Canoeiro morreu e sua esposa permanece internada.

Um grave acidente envolvendo uma ambulância e um carro de passeio deixou dois mortos e cinco feridos na manhã desta quinta-feira (18), na BR-101, entre os municípios de Itabuna e Itajuípe. Entre as vítimas está o morador de Aurelino Leal, Manoel Salvador Ferreira Cruz, de 48 anos, conhecido popularmente como “Salvador Canoeiro”. Salvador trabalhava atualmente como motorista de carreta da empresa Jolivam e era bastante conhecido em Aurelino Leal. Ele viajava em um Fiat Palio prata ao lado da esposa, Patrícia, enfermeira do Hospital Municipal de Aurelino Leal, quando o veículo colidiu frontalmente com uma ambulância do município de Almadina.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os dois veículos trafegavam em sentidos opostos quando ocorreu a colisão. Com o forte impacto, a ambulância foi arremessada para o acostamento da rodovia, enquanto o carro saiu da pista e tombou às margens da estrada. Salvador ficou preso às ferragens e chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos durante o deslocamento para uma unidade hospitalar. Já sua esposa sofreu ferimentos graves e foi encaminhada para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, onde permanece internada. A segunda vítima fatal foi identificada como José Santos de Jesus, de 63 anos, que viajava como paciente na ambulância.

Ele também chegou a ser socorrido, mas morreu após dar entrada na unidade hospitalar. A ambulância retornava para Almadina após levar pacientes para atendimento médico em Itabuna. No veículo estavam o motorista, dois pacientes e dois acompanhantes. O condutor da ambulância sofreu ferimentos e foi encaminhado para um hospital em Itajuípe. As circunstâncias do acidente serão investigadas pelas autoridades competentes. Em nota, a Prefeitura de Almadina lamentou profundamente o ocorrido e prestou solidariedade às famílias das vítimas. A notícia da morte de Salvador Canoeiro causou grande comoção em Aurelino Leal, onde ele era bastante conhecido e querido pela comunidade.  (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

PF encontra Jaques Wagner nu e dormindo durante cumprimento de mandado em Salvador

Jaques Wagner | Foto: Divulgação
Jaques Wagner | Foto: Divulgação

O senador Jaques Wagner foi surpreendido por agentes da Polícia Federal enquanto dormia durante o cumprimento de mandados da Operação Compliance Zero, na manhã da última quinta-feira (18), em Salvador. Segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (19) pelo jornalista Victor Pinto, da BandNews, os policiais encontraram o parlamentar dormindo e sem roupas em seu apartamento no momento da ação.

Ainda de acordo com informações de bastidores, os agentes precisaram arrombar a porta do imóvel após não obterem resposta imediata. O senador só teria percebido a presença da equipe policial após a entrada no apartamento. A Operação Compliance Zero investiga suspeitas de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro relacionadas ao caso Banco Master.

Além de Jaques Wagner, também foram alvos das diligências o empresário Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro, e pessoas ligadas ao núcleo familiar do senador. A defesa do parlamentar nega qualquer irregularidade. Após a operação, Wagner afirmou que recebeu a ação com tranquilidade e que pretende prestar todos os esclarecimentos necessários às autoridades responsáveis pela investigação. O caso segue sob apuração da Polícia Federal e tramita sob supervisão do Supremo Tribunal Federal (STF). (Bahia.ba)

Três pessoas morrem após colisão entre caminhonete e carreta na BR-110, na Bahia

— Crédito: PRF/Divulgação
— Crédito: PRF/Divulgação

Três pessoas morreram em um grave acidente registrado na manhã desta quinta-feira (18), na BR-110, no município de Catu, a 97 km de Feira de Santana. A colisão envolveu uma caminhonete e uma carreta e provocou a interdição total da rodovia. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 8h, na altura do km 372 da rodovia. As três vítimas fatais, que ainda não foram identificadas, estavam na caminhonete e morreram ainda no local.

Devido à batida, os ocupantes do veículo ficaram presos às ferragens. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para realizar a retirada dos corpos. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) também foi acionado para realizar os procedimentos periciais.

De acordo com a Polícia Civil (PC), o motorista da carreta e um ajudante sofreram ferimentos leves e foram encaminhados para o Hospital Municipal de Catu. Ainda segundo a PRF, por causa do acidente, a BR-110 ficou totalmente interditada nos dois sentidos durante parte da manhã.

O tráfego chegou a ser desviado pelo acostamento, o que provocou longas filas de congestionamento na região. A rodovia foi liberada por volta das 13h, após a conclusão dos trabalhos das equipes de resgate e perícia. As circunstâncias da colisão ainda serão investigadas. (g1)

Força-tarefa cumpre 29 mandados contra grupo investigado por tráfico e homicídios em Maraú e região

— Crédito: Divulgação
— Crédito: Divulgação

Uma força-tarefa formada pelas polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil, Militar e Penal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (19), a Operação Três Coqueiros, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de atuar nos municípios de Maraú e em outras cidades do Baixo Sul da Bahia.

A ação é coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Ilhéus (FICCO/Ilhéus) e tem como foco investigados por envolvimento com tráfico de drogas, homicídios e comércio ilegal de armas de fogo.

Segundo as investigações, o grupo possuía uma estrutura organizada e hierarquizada, ligada a uma facção criminosa com forte atuação na região. Os suspeitos exerciam funções específicas dentro da organização, incluindo coordenação do tráfico de entorpecentes, aquisição e distribuição de armamentos, movimentação financeira das atividades ilícitas e planejamento de ações violentas para manutenção do controle territorial.

— Crédito: Divulgação
— Crédito: Divulgação

Ao todo, estão sendo cumpridos 29 mandados judiciais expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Itacaré, sendo 16 mandados de prisão temporária e 13 de busca e apreensão. Entre os alvos da operação, cinco já se encontram custodiados em unidades prisionais.

As diligências acontecem nos municípios de Maraú, Barra Grande, Igrapiúna, Ilhéus, Ubaitaba e Valença, na Bahia, além de Santa Teresa, no Espírito Santo.

De acordo com a FICCO/Ilhéus, as investigações tiveram origem a partir da análise de provas obtidas em apurações anteriores, que permitiram identificar a estrutura e o modo de atuação da organização criminosa. A operação integra uma série de ações das forças de segurança voltadas ao combate da criminalidade violenta e ao enfrentamento do crime organizado na região sul da Bahia.  (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Prefeitura de Gongogi inicia revitalização de trecho da BA-120 que liga município ao Trevo do Rodo

— Crédito: Divulgação
— Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Gongogi deu início aos serviços de revitalização da BA-120, no trecho que conecta a sede do município ao Trevo do Rodo. A ação tem como objetivo melhorar as condições de tráfego e garantir mais segurança para motoristas e moradores que utilizam a via diariamente. Os trabalhos incluem patrolamento e encascalhamento da estrada, sendo coordenados pelo secretário municipal de Agricultura, André Mendonça. Para a execução dos serviços, estão sendo utilizados equipamentos como retroescavadeira, motoniveladora e caminhão-caçamba.

— Crédito: Divulgação
— Crédito: Divulgação

De acordo com o prefeito Adriano Mendonça, a recuperação do trecho é fundamental para fortalecer a mobilidade na região e facilitar o escoamento da produção agrícola local. “A recuperação dessa estrada é importante para garantir mais segurança, mobilidade e melhores condições para que os produtores rurais possam transportar seus produtos com mais eficiência”, destacou o gestor. A administração municipal informou que a iniciativa faz parte do planejamento contínuo de manutenção e melhoria das estradas vicinais e dos principais acessos que ligam a zona rural à sede do município, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de Gongogi.

PF encontra mais de R$ 250 mil em espécie em endereço ligado ao senador Jaques Wagner durante operação

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado
Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

A Polícia Federal encontrou US$ 49 mil em espécie, o equivalente a aproximadamente R$ 253 mil, em um endereço ligado ao senador Jaques Wagner, em Brasília. A apreensão ocorreu durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão realizados nesta quinta-feira (18), no âmbito da Operação Compliance. Segundo as investigações, o parlamentar é suspeito de ter recebido vantagens indevidas em troca de atuação política em temas de interesse do Banco Master no Congresso Nacional.

Entre os benefícios investigados estariam um apartamento em Salvador e repasses que somariam cerca de R$ 3,5 milhões. A operação foi autorizada pelo ministro André Mendonça, que apontou a existência de indícios de recebimento de vantagens econômicas indevidas pelo senador, de forma direta ou indireta, por meio de familiares, pessoas de confiança e estruturas empresariais ligadas ao grupo econômico investigado. De acordo com a decisão, também foram identificados indícios de atuação do parlamentar em pautas de interesse do Banco Master.

Além dos mandados de busca, a Justiça determinou medidas cautelares, incluindo a suspensão de passaportes e a proibição de contato entre os investigados. Em nota, a investigação destaca que os fatos apurados podem configurar, em tese, os crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Também foram alvos da operação o empresário baiano Augusto Lima e o enteado de Jaques Wagner, secretário estadual casado com a proprietária de uma empresa que, segundo as investigações, recebeu mais de R$ 11 milhões em pagamentos do Banco Master entre os anos de 2022 e 2025. A defesa dos investigados ainda não havia se pronunciado sobre o caso até a última atualização desta reportagem.  (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Neymar está fora do jogo entre Brasil e Haiti pela Copa do Mundo

Crédito: Mauro Pimentel/AFP
Crédito: Mauro Pimentel/AFP

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, na manhã desta quinta-feira (18), que Neymar está fora da partida entre Brasil e Haiti, válida pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. O confronto acontece nesta sexta-feira (19), às 21h30 (horário de Brasília), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.

De acordo com a entidade, o atacante não viajará com a delegação brasileira para a cidade do jogo e permanecerá em Nova Jersey para dar continuidade ao processo de recuperação física. A decisão foi tomada com o objetivo de otimizar a fase final do tratamento, utilizando a estrutura disponível no hotel The Ridge e no CT Columbia Park.

A ausência do camisa 10 frustra a expectativa dos torcedores, já que Neymar havia participado de atividades no campo com o restante do elenco pela primeira vez desde a chegada da Seleção Brasileira aos Estados Unidos, aumentando as chances de retorno à equipe.

O jogador está afastado dos gramados desde a lesão sofrida durante a derrota do Santos para o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro. O problema ocorreu às vésperas da convocação final para a Copa do Mundo. Exames realizados posteriormente identificaram uma lesão muscular de grau 2 na panturrilha.

Na estreia do Brasil no Mundial, diante de Marrocos, Neymar permaneceu no banco de reservas, mas não foi relacionado para entrar em campo. Desde então, o departamento médico da CBF tem adotado cautela na recuperação do atleta, priorizando seu retorno apenas quando estiver totalmente recuperado.

Com a ausência confirmada, a Seleção Brasileira busca mais uma vitória no torneio para encaminhar a classificação à próxima fase da competição.

PF cumpre mandado na casa de Jaques Wagner durante operação sobre Banco Master

Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (18) a 9ª fase da Operação Compliance Zero, que investiga supostas irregularidades envolvendo o Banco Master no sistema financeiro nacional.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, um dos 18 mandados de busca e apreensão foi cumprido na residência do senador Jaques Wagner, em Salvador. A operação também ocorreu em São Paulo e no Distrito Federal.

Além das buscas, a Justiça determinou medidas cautelares, como a suspensão de passaportes e a proibição de contato entre investigados. Esta fase da investigação apura a possível participação de um agente público no esquema. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Inmet emite alerta de chuvas intensas; Maraú e Uruçuca estão entre as cidades baianas sob aviso

Crédito: Arisson Marinho/CORREIO
Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas em 31 municípios da Bahia nesta quarta-feira (17). Entre as cidades incluídas no aviso estão Maraú e Uruçuca, além de outros municípios do sul e extremo sul do estado. De acordo com o Inmet, o alerta é válido entre 0h e 23h59 e prevê chuvas com volumes entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 50 milímetros por dia. Também são esperados ventos intensos, com velocidades variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar da previsão, o órgão informa que o risco de ocorrências mais graves, como cortes de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas, é considerado baixo. Além de Maraú e Uruçuca, o alerta abrange os municípios de Alcobaça, Arataca, Belmonte, Buerarema, Canavieiras, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itacaré, Itagimirim, Itajuípe, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Mascote, Medeiros Neto, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, São José da Vitória, Teixeira de Freitas, Una e Vereda.

O aviso meteorológico também inclui áreas dos vales do Mucuri e Jequitinhonha, em Minas Gerais. Como medida de segurança, o Inmet orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante tempestades. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Dois suspeitos morrem em confronto com a Polícia Militar durante operação em Ubatã

— Crédito: Ubatã Notícias
— Crédito: Ubatã Notícias

Dois homens morreram após um confronto com a Polícia Militar nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (17), no município de Ubatã. As vítimas foram identificadas como Rodrigo, conhecido pelo vulgo “Babedi”, e Tiago. De acordo com informações da PM, equipes da 61ª CIPM, do PETO, do 4º Pelotão de Ubatã e da Rondesp participavam de uma operação na cidade quando os suspeitos, ao perceberem a aproximação das viaturas, teriam efetuado disparos contra os policiais.

Ainda segundo a corporação, houve revide e os dois homens foram atingidos durante o confronto. Rodrigo e Tiago chegaram a ser socorridos e encaminhados ao Hospital César Monteiro Pirajá, em Ubatã, mas não resistiram aos ferimentos. Com a dupla, os policiais apreenderam uma pistola calibre .380 e um revólver calibre .38. Todo o material foi apresentado na delegacia para adoção das medidas cabíveis.

A Polícia Militar informou ainda que os dois suspeitos eram investigados por suposto envolvimento com o tráfico de drogas e homicídios na região. Nas redes sociais, Rodrigo se apresentava como integrante e exerceria papel de liderança em uma facção criminosa. O caso será apurado pelas autoridades competentes. (Ubatã Notícias)

Prefeito Dr. Ravan destaca conquista do Selo de Transparência e reforça compromisso com os festejos juninos de Maraú

— Crédito: Divulgação
— Crédito: Divulgação

O prefeito de Maraú, Dr. Ravan, destacou nesta terça-feira (16) a conquista do Selo de Transparência nos Festejos Juninos 2026, reconhecimento concedido pelo Ministério Público da Bahia aos municípios que cumprem critérios de transparência e prestação de contas na realização das festas populares. A certificação foi entregue durante evento realizado em Salvador.

Ao comentar a conquista, o gestor ressaltou que o selo reafirma o compromisso da administração municipal com a correta aplicação dos recursos públicos, aliando responsabilidade fiscal ao incentivo à cultura e às tradições juninas.

“É possível realizar grandes eventos com planejamento, organização e total transparência, garantindo o fortalecimento da nossa cultura e o desenvolvimento do município”, destacou Dr. Ravan.

— Crédito: Divulgação
— Crédito: Divulgação

Neste ano, a programação junina de Maraú contempla os festejos de Santo Antônio, em Barra Grande, além das celebrações de São João nos distritos de Quitungo, Patacho (Empata Viagem) e Tabuleiro. A agenda também inclui os tradicionais festejos de São Pedro nas comunidades de Tremembé, Piabanha e Taipu de Dentro.

Além de preservar as manifestações culturais, os eventos movimentam a economia local, fortalecendo setores como comércio, turismo e serviços.

Dr. Ravan afirmou ainda que a gestão seguirá investindo na valorização da cultura, no incentivo ao turismo e na geração de oportunidades para a população, mantendo como pilares a transparência, a responsabilidade fiscal e o compromisso com o desenvolvimento de Maraú.

Ibirapitanga conquista Selo de Transparência pelo segundo ano consecutivo nos festejos juninos

— Crédito: Divulgação
— Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Ibirapitanga foi contemplada, pelo segundo ano consecutivo, com o Selo de Transparência nos Festejos Juninos 2025, reconhecimento concedido aos municípios que adotam boas práticas de governança e transparência na realização das celebrações juninas. A entrega da certificação ocorreu na manhã desta terça-feira (16), na sede do Ministério Público da Bahia (MPBA), em Salvador. Representando o município, o secretário de Transporte, Turismo, Esporte e Ordem Pública (SETTEOP), Ederenilton Alves, participou da cerimônia de entrega do selo, que destaca o compromisso da gestão municipal com a correta aplicação dos recursos públicos destinados à cultura e ao turismo.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a transparência e a eficiência da gestão pública, incentivando os municípios a colaborarem voluntariamente com a atualização das informações no Painel de Transparência dos Festejos Juninos. O reconhecimento é concedido às administrações que demonstram compromisso com a cidadania, o controle social e a boa gestão dos recursos públicos. O Painel reúne informações sobre atrações artísticas contratadas, valores de cachês, fontes de recursos e programação dos eventos realizados entre os dias 1º de maio e 31 de julho.

Nesta edição, a plataforma passou a contar com novas funcionalidades, como a aba “Cachês”, que permite acompanhar os valores médios pagos aos artistas desde 2023, além do “Transparentômetro”, ferramenta que mostra quais municípios já prestaram contas e quais ainda possuem pendências na atualização das informações. De acordo com o promotor de Justiça Frank Ferrari, gerente do projeto, a iniciativa vem se consolidando como um importante instrumento de controle social e fortalecimento da transparência pública.

Segundo ele, o painel também funciona como uma ferramenta de incentivo ao turismo, ao disponibilizar informações sobre a programação dos festejos em toda a Bahia. O Selo de Transparência integra uma iniciativa coordenada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, em parceria com órgãos de controle, entidades municipalistas, instituições de ensino e o Governo do Estado, reforçando a importância da prestação de contas e da transparência na aplicação dos recursos públicos durante os festejos juninos.

Prestação de contas dos festejos juninos garante a Aurelino Leal o Selo de Transparência 2026

O prefeito Rodrigo Andrade comemorou a conquista
O prefeito Rodrigo Andrade comemorou a conquista.

O município de Aurelino Leal está entre as 390 cidades baianas que conquistaram o Selo de Transparência 2026, reconhecimento concedido às administrações que prestam informações sobre os investimentos realizados nos festejos juninos por meio do Painel de Transparência dos Festejos Juninos.

O levantamento teve o primeiro ciclo de coleta de dados encerrado no último dia 10 de junho e contou com a participação de municípios de toda a Bahia, além do Governo do Estado. A iniciativa busca fortalecer o controle social e garantir maior transparência na aplicação dos recursos públicos destinados às festas tradicionais.

Para o prefeito Rodrigo Andrade, a conquista representa o compromisso da gestão com a responsabilidade administrativa e o respeito ao dinheiro público. Segundo o gestor, a transparência tem sido uma das principais marcas do governo municipal.

“Esse reconhecimento demonstra que estamos conduzindo a gestão com seriedade, organização e compromisso com a população. A transparência na aplicação dos recursos públicos é uma prioridade e continuará sendo uma marca do nosso governo”, destacou o prefeito.

A certificação reforça a credibilidade da administração municipal e evidencia o compromisso de Aurelino Leal com a boa gestão dos recursos públicos, especialmente em eventos que movimentam a cultura e a economia local. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)