Empresários e pequenos comerciantes foram a prefeitura de Ubaitaba na tarde desta terça-feira (14), pedir a prefeita Suka (PSB), a reabertura do restante do comércio, que ainda não pôde abrir suas portas. Recentemente esses mesmos comerciantes estiveram na prefeitura pedindo a reabertura de todo o comércio que estava fechado por conta da medida de isolamento social em combate à proliferação do novo coronavírus (Covid-19).
Após essa primeira reunião com os comerciantes (relembre aqui) a PMU divulgou um decreto reabrindo lojas de roupas, moveis e outros tipos de seguimentos, além de ampliar o horário de funcionamento de alguns estabelecimentos (relembre aqui). Mercados, farmácias, padarias e postos de combustíveis não foram fechados com o decreto. Acontece que ostros segmentos de comercio, como açaíteria, lanchonetes, restaurantes, sorveterias, pizzarias, academias, churrasquinhos e bares não foram autorizados a reabrirem, porém poderiam funcionar com a opção delivery.
Esses comerciantes alegam que estão sofrendo grandes prejuízos com seus comércios fechados na cidade. “Não sei como irei pagar o aluguel do meu ponto, contas de água e luz e principalmente os boletos dos meus fornecedores que não param de chegar. Já demitir vários funcionários. A opção delivery não vem funcionando, já que esse sistema não faz parte ainda da cultura de Ubaitaba”, desabafa a comerciante Vanessa, proprietária Churrasquinho Capixaba.
A reunião com alguns representantes do comércio está acontecendo no gabinete da prefeita com a presença de Secretários Municipais, Comissão de Crise da Covid-19, além de pastores de igrejas evangélicas de Ubaitaba que também pedem a reabertura das igrejas. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, Ubaitaba segue sem nenhum caso confirmado de Coronavírus (Covid-19).
Na manhã desta quarta-feira (15), irá acontecer mais uma reunião no gabinete da prefeita Suka, com representantes da Comissão de Crise da Covid-19 para decidir a reabertura dos referidos estabelecimentos comerciais. Após deixarem a prefeitura, os comerciantes foram para a Câmara de Vereadores. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)