O ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, telefonou para seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, nesta terça-feira (1º), e pediu uma resolução do conflito por meio de negociação – anunciou a imprensa estatal, mostrando o esforço de Pequim de manter um certo equilíbrio diplomático.
Essa foi a primeira ligação divulgada entre os representantes dos dois países em seis dias de guerra na Ucrânia. Wang Yi também disse a Kuleba que Pequim “lamenta profundamente este conflito que eclodiu entre Ucrânia e Rússia e presta extrema atenção à dor sofrida pelos civis”, informou a emissora estatal CCTV. O chanceler chinês pediu aos dois países que “encontrem uma forma de resolver o problema mediante negociações”, acrescentou a mesma fonte.
Segundo a Ucrânia, a China disse que estaria pronta para fazer qualquer esforço para que a guerra terminasse pela diplomacia. Em janeiro, o presidente chinês Xi Jinping celebrou 30 anos de laços com a Ucrânia, saudando a “aprofundamento da confiança política mútua” entre eles.