Objetos que fazem apologia ao nazismo foram apreendidos nesta quinta-feira (29), durante a Operação Sine Ódio, que aconteceu na Bahia e em Santa Catarina. Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA) foram encontrados objetos com suásticas e insígnias do grupo paramilitar SS, imagens do líder nazista Adolf Hitler e vestimentas paramilitares. Na Bahia, a ação foi em Salvador.
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do MP (Gaeco), com apoio do Grupo de Investigações de Crimes Cibernéticos (CyberGaeco), cumpriu as ordens judiciais para apreender eletrônicos e materais ligados a ameaças on-line de um possível ataque armado a um templo religioso. Além disso, o material seria usado para propagar ideias nazistas, o que é crime.
A investigação apontou que dois adultos e um adolescente moradores da Bahia, Santa Catarina e Paraná se comunicavam pelas redes sociais planejando atos de violência. Eles foram identificados e localizados com base em informações do Ministério da Justiça.
A ação hoje foi para buscar materiais ligados aos alvos na Bahia e em Santa Catarina. O terceiro envolvido, do Paraná, já havia sido alvo de cumprimento de busca e apreensão. Na casa dele, foram encontrados um rifle, uma pistola, um revólver e uma espingarda calibre 12. (CORREIO)