O Comitê Estadual do PCdoB aprovou o projeto para as eleições de 2024 e também convocou a “Plenária Final”, trazendo representantes municipais, para o dia 11 de novembro deste ano. Segundo a legenda, foram aprovadas 54 pré-candidaturas do PCdoB à prefeituras e centenas de pré-candidatos a vereadores em todo o estado durante a reunião realizada no último sábado (29).
O presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, afirmou que o partido reúne condições para alcançar os objetivos eleitorais traçados para 2024. “A possibilidade de reeleger e ampliar a quantidade de prefeitos do PCdoB, especialmente nos grandes centros políticos, é real. O esforço de ampliação das candidaturas deve ser perseguido por meio da busca por unidade e fortalecimento da Federação Brasil da Esperança (PCdoB, PT e PV) e do nosso campo político na Bahia”, afirmou.
Segundo o PCdoB, a direção estadual entende que será necessário fortalecer a Federação nos principais centros da Bahia, principalmente, em Salvador, com a indicação da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) para a disputa pelo Palácio Tomé de Sousa. O partido avalia que é fundamental recuperar a hegemonia nas principais cidades do estado.
Sobre a conjuntura nacional e estadual, o eixo das discussões girou em torno das medidas necessárias para garantir o êxito dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jerônimo Rodrigues (PT). O PCdoB se colocou à disposição do governador da Bahia para colaborar com pautas da gestão estadual que possam ajudar no crescimento de áreas como saúde, educação, segurança pública e a elaboração de um projeto estadual de desenvolvimento.
A plenária final estadual do PCdoB será realizada no dia 11 de novembro de 2023, das 9h às 18h, no Centro de Convenções do “Quality Hotel & Suítes São Salvador”, com o objetivo de reorganizar o partido no estado, eleger as novas direções e se preparar para as eleições de 2024. (Com informações do BN)