Um avião modelo ATR-72, pertencente à VoePass, antiga Passaredo, caiu nesta sexta-feira (9) em Vinhedo, São Paulo, deixando 61 mortos, incluindo 57 passageiros e 4 tripulantes. A tragédia ocorreu na rua João Edueta, próxima à rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324), dentro de um condomínio. A aeronave, que operava o voo 2283 sob o prefixo PS-VPB, despencou no quintal de uma residência. Apesar do impacto próximo a casas, não há informações sobre vítimas em solo.
HISTÓRICOS DE SUSPENSÕES NA BAHIA
Esse mesmo modelo de avião era utilizado pela empresa em voos na Bahia, especificamente na rota entre Salvador e Feira de Santana, que foi suspensa em dezembro de 2023 devido à reestruturação da malha aérea. A VoePass também operava em Barreiras, no oeste da Bahia, onde suspendeu os voos em março deste ano por limitações operacionais do aeroporto, frustrando planos da Gol de estabelecer voos regulares na região. Além de Barreiras, a rota conectava Guanambi, Lençóis, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista à capital baiana, em parceria com a Latam.
Em nota, a VOEPASS Linhas Aéreas confirmou o acidente e informou que todos os recursos foram mobilizados para apoiar os envolvidos. O voo 2283 havia decolado de CAC sem restrições operacionais, com todos os sistemas da aeronave em ordem. A empresa disponibilizou um telefone de emergência para fornecer informações aos familiares dos passageiros e colaboradores, mas ainda não há confirmação sobre as causas do acidente. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)