Ubaitaba Urgente

Ibicaraí: Prefeita Monalisa Tavares enfrenta impugnação de candidatura para reeleição

Prefeita Monalisa Tavares enfrenta impugnação de candidatura para reeleição
Prefeita Monalisa Tavares.

Na noite de 14 de agosto, uma nova petição foi juntada aos autos do processo nº 0600397-81.3024.0029, que trata do pedido de registro de candidatura da prefeita de Ibicaraí, Monalisa Gonçalves Tavares, em sua tentativa de reeleição. A candidatura foi impugnada por meio de uma Ação de Impugnação ao Registro de Candidatura (AIRC), movida pelo advogado Ueslei Damião Santos. A informação é do blog Falando com Autoridade.

No mérito da ação, o advogado argumentou que Monalisa não reúne as condições de elegibilidade, destacando que a prefeita já possui duas condenações em primeira instância, confirmadas em segunda instância. Essas condenações são relativas à Ação Penal nº 00011307-91.2014.331 e à Ação Civil de Improbidade Administrativa nº 0004413-95.2013.4.01.3311, que, segundo o advogado, enquadram a prefeita nos critérios de inelegibilidade estabelecidos pela Lei da Ficha Limpa.

Outro ponto levantado pelo advogado é a ausência de uma certidão fundamental no processo, que deveria ter sido apresentada por Monalisa, mas, de acordo com a petição, “estranhamente, não consta elencada na certidão juntada pela impugnada”. Essa falha na documentação poderia comprometer ainda mais a tentativa da prefeita de manter sua candidatura.

A situação tem gerado polêmica em Ibicaraí, com apoiadores de Monalisa tentando minimizar as acusações, alegando que tudo não passa de uma estratégia da oposição. Contudo, as informações são públicas e disponíveis para qualquer cidadão interessado, colocando em xeque o discurso de que tudo não passa de intriga política. O caso segue aguardando decisão do Juízo Eleitoral, enquanto a candidatura de Monalisa permanece sob análise. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)