A Justiça Eleitoral da 134ª Zona indeferiu, na noite desta segunda-feira (02), o pedido de registro de candidatura de Adailton Ramos Magalhães, conhecido como Dai da Caixa (União Brasil), ex-prefeito e atual candidato à prefeitura de Ubatã. A decisão seguiu parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), que havia recomendado o indeferimento com base na Lei de Inelegibilidade (Lei Complementar nº 64/1990), devido a uma condenação do ex-gestor por improbidade administrativa.
Dai, que governou Ubatã de 2001 a 2008, tentava retornar ao cargo de prefeito, após não ter sucesso ao lançar sua esposa como candidata em 2012 e 2016. No entanto, em entrevista ao repórter Garcia Jr., o ex-prefeito confirmou que não irá recorrer da decisão judicial e que decidiu encerrar sua candidatura, além de não apresentar um substituto para concorrer nas eleições deste ano.
Durante a entrevista, Dai da Caixa também anunciou o fim de seu apoio ao deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) e afirmou que a decisão de se retirar da disputa eleitoral foi tomada após uma reflexão com sua família e núcleo político, citando o desgaste acumulado ao longo dos anos. Ele revelou ainda que se reunirá com seu grupo político para definir se apoiarão algum candidato ou se permanecerão neutros no processo eleitoral.
A decisão de Dai da Caixa marca o fim de uma longa trajetória política em Ubatã, deixando em aberto o cenário eleitoral para as eleições municipais deste ano. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)