Na última sexta-feira (27/09), um morador de Dário Meira, na região do Médio Rio das Contas, denunciou o uso de um caminhão “pau-de-arara” para o transporte irregular de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. Segundo o denunciante, o veículo é contratado pela Secretaria de Educação do Município, e o motorista, além de ser menor de idade, não possui habilitação para conduzir.
O uso de caminhões adaptados para transportar pessoas, conhecidos como “pau-de-arara”, é classificado como uma infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Esse tipo de transporte é proibido devido aos sérios riscos que impõe à segurança dos passageiros. A prática é recorrente em áreas rurais, mas o uso de veículos inadequados coloca a vida dos estudantes em perigo.
Em abril de 2018, um acidente fatal envolvendo um caminhão “pau-de-arara” reforçou os perigos desse tipo de transporte. O veículo, que transportava estudantes, tombou em Águas Claras, perto do distrito de Serrano, em Uruçuca, resultando na morte de uma jovem de 16 anos e deixando outros feridos. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)