Ubaitaba Urgente

Protesto no Conjunto Penal de Eunápolis expõe denúncias de maus-tratos

Foto: Tássio Loureiro / VIA41
Foto: Tássio Loureiro / VIA41

Nesta terça-feira (17), familiares de detentos do Conjunto Penal de Eunápolis, na Costa do Descobrimento, realizaram um protesto cobrando informações sobre a situação dos internos após uma fuga de 16 presos, ocorrida na última quinta-feira (12). De acordo com o Radar News, os manifestantes alegaram que a direção do presídio tem se recusado a prestar esclarecimentos sobre o estado dos custodiados.

Entre as denúncias, foram relatados casos de tortura e tratamento degradante. Relatos apontam que os internos foram obrigados a permanecer de joelhos no pátio, apenas de cueca, em condições adversas, além de episódios de descarte de alimentos enviados pelas famílias.

Advogados também relataram dificuldades de acesso aos presos, situação que motivou a intervenção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Durante reunião com o interventor da unidade, o policial penal Jorge Magno, representantes da OAB de Eunápolis e Porto Seguro foram informados de que as denúncias seriam resultado de desinformação propagada em grupos de WhatsApp.

Jorge Magno, que assumiu a gestão do presídio por 30 dias, com possibilidade de extensão, afirmou que está adotando medidas para organizar a administração da unidade. Durante inspeções recentes, foram encontrados quase 100 objetos cortados improvisados e celulares nas celas.  O caso segue gerando repercussão, com familiares e autoridades cobrando transparência nas ações da direção do presídio.