Na manhã desta segunda-feira (23), a Polícia Federal deflagrou a segunda fase da Operação Overclean, resultando na prisão de quatro indivíduos suspeitos de envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares. Entre os detidos está o vice-prefeito de Lauro de Freitas, Vidigal Cafezeiro (Republicanos).
Além de Cafezeiro, foram presos Lucas Moreira Martins Dias, secretário de Mobilidade Urbana de Vitória da Conquista, Carlos André de Brito Coelho, ex-prefeito de Santa Cruz da Vitória, e o policial federal Rogério Magno Almeida Medeiros. As detenções ocorreram em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, e em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.
As investigações apontam que a organização criminosa desviou aproximadamente R$ 1,4 bilhão por meio de fraudes em licitações e contratos superfaturados. Os recursos desviados eram oriundos de emendas parlamentares, que deveriam ser destinados a projetos e obras nas bases eleitorais dos deputados e senadores.
Em resposta às ações, a Prefeitura de Lauro de Freitas emitiu uma nota oficial negando qualquer envolvimento em fraudes ou desvios de recursos. A gestão municipal afirmou que o mandado de busca e apreensão se referia exclusivamente ao vice-prefeito Vidigal Cafezeiro e que a prefeita Moema Gramacho (PT) desconhecia quaisquer desvios supostamente praticados.
A Operação Overclean continua em andamento, com a Polícia Federal empenhada em desarticular o esquema criminoso e responsabilizar os envolvidos nos crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitação e lavagem de dinheiro. (Com informações do A Tarde)