Na manhã desta terça-feira (07), a Câmara de Vereadores de Ibirapitanga foi o local escolhido para a Capacitação do Programa Melhor em Casa, integrante dos Serviços de Atenção Domiciliar (SAD). Conduzida pelo Dr. Hugo Henrique, médico responsável pelo programa e diretor do Hospital Municipal Edvaldo Magalhães Nascimento, reuniu os profissionais da unidade hospitalar para alinhar estratégias e apresentar a novidade: o programa agora funcionará de domingo a domingo.
A coordenadora do programa, enfermeira Mirailde Oliveira, destacou a importância da mudança, que busca ampliar o acesso dos pacientes aos cuidados em domicílio. Segundo Tayaná Assunção, assessora da Secretaria Municipal de Saúde, o diferencial dessa nova fase está no atendimento contínuo. “O programa preconiza o atendimento integral, e vamos trabalhar com os profissionais para que atendam todos os dias. Se a pessoa precisar de um curativo ou outro tipo de atendimento domiciliar, ela será atendida”, explicou.
O Programa Melhor em Casa é voltado para pacientes com limitações que impedem o deslocamento até unidades de saúde, proporcionando tratamento no conforto de seus lares. A equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos, atua para evitar hospitalizações desnecessárias e promover uma recuperação mais humanizada.
Além de beneficiar pacientes em condições delicadas, o programa auxilia na gestão hospitalar, liberando leitos e reduzindo a superlotação de serviços de emergência. Com a ampliação do atendimento, o Melhor em Casa reforça seu papel na Rede de Atenção à Saúde, integrando cuidado, prevenção e reabilitação de forma eficaz e sustentável. (Redação: Ary Mesquita/Prefeitura de Ibirapitanga)