
A ex-vereadora de Salvador, Léo Kret, foi alvo de mandado de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (26) durante a “Operação Sponsor”, deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Gaeco.
A ação investiga suspeitas de peculato, fraudes em licitações e desvios de recursos públicos destinados a entidades carnavalescas e organizadores de Paradas LGBTI+ na capital baiana.
Segundo as investigações, uma associação investigada teria recebido mais de R$ 1,1 milhão da Prefeitura de Salvador para realização de eventos em bairros da cidade e apoio a blocos carnavalescos durante o Carnaval de 2025. O Ministério Público suspeita que parte dos recursos tenha sido desviada.
Além dos mandados de busca, a Justiça determinou o afastamento de dirigentes da associação e de servidoras municipais investigadas no caso. Ao todo, sete mandados foram cumpridos em endereços ligados a pessoas físicas, associação e órgão público.
Léo Kret, que atualmente atuava como diretora de políticas para pessoas LGBTQIA+ da Secretaria Municipal de Reparação (Semur), foi a primeira vereadora transexual da Câmara Municipal de Salvador, eleita em 2008. Até o momento, a defesa da ex-vereadora não se pronunciou sobre a operação.

