
O jovem nadador Davi Scariot Pantaleão Neto, de 13 anos, morreu na noite de quarta-feira (19) após passar mal e apresentar fortes dores nas costas, que se estendiam para a região abdominal, em Sorriso, no Mato Grosso. O adolescente foi levado para um hospital particular, onde recebeu atendimento médico. Segundo a Polícia Civil, foram realizados procedimentos de reanimação, mas Davi morreu por volta das 22h35. A ocorrência foi registrada inicialmente como “morte a esclarecer”, e as circunstâncias do óbito deverão ser investigadas pelas autoridades.
Davi tinha uma trajetória de destaque no esporte e acumulava títulos nas categorias de base. O adolescente era campeão do Centro-Oeste nas provas de 100 metros peito, 50 metros peito e 200 metros peito. Em 2025, ele foi homenageado pela Câmara Municipal de Sorriso com uma moção de aplausos pelo desempenho nas competições. A morte provocou manifestações de entidades esportivas, da comunidade escolar e de pessoas ligadas à natação. A Federação Mato-Grossense de Esportes Aquáticos (FDAMT) lamentou a perda e prestou solidariedade aos familiares e amigos.
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) também destacou a trajetória do adolescente e classificou Davi como um jovem talento da natação brasileira. A escola onde Davi estudava, a Escola Nova Dinâmica de Educação Básica, suspendeu as aulas nesta quinta-feira (20) em razão da morte do aluno. A Prefeitura de Sorriso também manifestou pesar e destacou a dedicação do adolescente ao esporte e à comunidade. O velório foi realizado na Capela Mortuária do Cemitério Municipal José Maria Pinheiro Oliveira. O sepultamento estava previsto para a manhã desta sexta-feira (21).

