Ubaitaba Urgente

MARAÚ COMEMORA ANIVERSÁRIO COM ATIVIDADES CÍVICAS E CULTURAIS

Maraú completa 75 anos de  elevação  à condição de cidade.
Maraú completa 75 anos de elevação à condição de cidade.

Redação Ubaitaba Urgente

Neste sábado, 30 de março, a localidade de Maraú,situada na Costa do Dendê,litoral sul da Bahia, completa 75 anos de  elevação  à condição de cidade. A data vai ser comemorada com uma programação que envolve atividades socioculturais e recreativas, com destaque para o desfile cívico das escolas da rede municipal de ensino e a apresentação da Filarmônica Lyra da Conceição. Da programação constam ainda oficinas de dança, maquiagem, cabeleireiro e pinturas em faces, além de competições esportivas. A prefeita Gracinha Viana (PP), estará participando do evento, juntamente com todo o seu secretariado e membros da Câmara Municipal.

História

Apesar dos 75 anos de cidadania a historia de Maraú tem suas origens no século XVIII quando no ano de 1705 frades Capuchinhos italianos descobriram uma aldeia de índios que se chamava Mayra e posteriormente foi batizada por esses religiosos com o nome de  São Sebastião de Mayrahú.Em 1717 Mayrahú,como ficou mais conhecida,foi elevada à condição de frequesia e posteriormente,em 1761,à Vila e sede de conselho.O município se destaca pela sua diversidade cultural e belezas naturais,além de uma arquitetura histórica que devido à sua preservação tem atraído turistas de todo o mundo.

 Como se não bastassem às belas prais encontradas na península que recebe o seu nome, Maraú que fica localizada na terceira maior baia do país conta com dezenas de ilhas, manguezais e quilômetros de Mata Atlantica. Seus povoados costeiros mais conhecidos são Barra grande, Taipus de Fora, Saquaira e Algodões. O seu centro urbano também se caracteriza por rara beleza.Do  mirante na cidade alta descortina-se uma linda paisagem  que encanta a todos que a contemplam.O coco, a piaçava e a madeira são os principais materiais para a confecção do artesanato da região, onde são cultivados também seringueira, dendê (introduzido em fins do século XIX), cravo-da-índia, pupunha, cacau, guaraná e pimenta do reino. Uma feira livre movimenta a cidade aos sábados e a pesca é importante fonte de renda para a cidade.