Por: Lílian Machado
O aumento da violência, o que tem gerado um clima de insegurança em Ubaitaba, na região do Sul Baiano mobilizou o deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB), o prefeito Beda (PMDB) e os vereadores do município a reivindicarem melhorias para o setor na cidade ao secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa.
Em audiência com o titular, no gabinete da Secretaria de Segurança Pública, no CAB, o parlamentar e as lideranças municipais expuseram a preocupação com o aumento da criminalidade e a necessidade de ações que possam minimizar a situação. O prefeito Beda, o presidente da Câmara Municipal de Ubaitaba, Porqueres (PMDB) e os demais vereadores Baltazar (PRB), Binho (PDT) e Welton (PTC) solicitaram mais agentes policiais e a reforma da delegacia do município. O gestor e os parlamentares frisaram as facilidades encontradas pela criminalidade em Ubaitaba, diante da proximidade de Itacaré e Maraú, áreas de forte atração turística.
O secretário relatou as dificuldades existentes em todo o Estado com a insuficiência de efetivo policial, mas prometeu que iria avaliar a situação, apresentando algum tipo de solução para o problema de Ubaitaba. Segundo ele, 140 cidades baianas estão sem delegados e a perspectiva é que esse cenário seja solucionado com a realização de um concurso público, com edital para ser lançado. Há 13 anos não é realizada uma concorrência para convocação de novos civis.
O deputado Leur Jr. pediu “empenho do secretário a fim de buscar soluções que possam promover um ambiente de maior tranquilidade para os ubaitabenses”.