Em audiência com o superintendente do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) na Bahia, Amauri Lima, nesta sexta-feira (18), o deputado estadual Eduardo Salles, solicitou informações sobre o processo de licitação para recuperação da BR-030, trecho da BA-001, até Maraú. O parlamentar também discutiu a liberação dos recursos para o projeto de pavimentação da rodovia. “A pedido da prefeita Gracinha e do nosso grupo político no município, agendei esta audiência no DNIT para reforçar o nosso pedido de urgência para solucionar o problema da rodovia. Esta é uma demanda da população que vem sofrendo com as más condições da via e como representante político de Maraú, é minha obrigação trabalhar para atender este pleito”, revela Eduardo Salles. O superintendente explicou que a licitação para a obra foi aberta na quinta-feira (17), e na próxima semana serão avaliadas as propostas. A previsão é que a obra de recuperação seja iniciada em outubro. “Serão cumpridos os trâmites burocráticos que fazem parte do processo licitatório e, assim que essa fase for concluída, o serviço será iniciado”, esclareceu Amauri Lima. Além disso, também foi confirmado que o cascalho a ser utilizado na obra de recuperação será de melhor qualidade. Para isso, o material será adquirido em uma localidade a cerca de 100 quilômetros de Maraú. “Quando estive em audiência com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, no final do ano passado, pontuei a necessidade de utilizar um cascalho de melhor qualidade para realizar o serviço. Agora, conseguimos concretizar este pedido. Embora, o transporte desse cascalho acabe se tornando mais caro, poderemos garantir boas condições de trafegabilidade na rodovia”, comemora Salles. A licitação terá duração de dois anos e estabelece que, neste período, a estrada deve ser mantida em boas condições de tráfego. O contrato cobre a recuperação da rodovia na BR-101, incluindo trecho da BA-001, até a localidade de Campinhos, em Maraú.
PAVIMENTAÇÃO DA RODOVIA
O deputado pediu esclarecimentos sobre o projeto de pavimentação da BR-030, que beneficiará Maraú, e Amauri Lima informou que depende da liberação de recursos da União para que a obra seja realizada. Para isso, é necessário que a obra seja incluída no orçamento do governo federal para o próximo ano. Eduardo Salles se comprometeu a conversar com os deputados federais, Cacá Leão, relator do Orçamento Geral da União de 2018, e Ronaldo Carletto, que também é representante do município. “Vou articular com Cacá e Ronaldo para que tenhamos condições de assegurar a destinação de recursos para garantir a pavimentação da rodovia.
Tenho certeza que, pelo comprometimento de ambos, e apoio do nosso grupo político, iremos efetivar esta conquista”, afirma o deputado. Outra possibilidade para realização da obra, no trecho que vai da BA-001 até a sede de Maraú, é por meio do governo estadual. Conforme divulgado por Eduardo Salles, após almoço dos líderes da base governista com Rui Costa, na segunda-feira (14), o governador afirmou que, caso o governo federal não faça a pavimentação, a SEINFRA (Secretaria Estadual de Infraestrutura) irá conduzir o processo. O superintendente do DNIT confirmou que a empresa projetista já concedeu parte do projeto executivo à SEINFRA. A licitação do projeto já foi autorizada pelo governador. “Temos duas possibilidades para que o serviço seja realizado. Vamos batalhar, ainda mais, para concluir este projeto e entregar mais este benefício à população”, ressalta Eduardo Salles.