O deputado Raimundinho da JR (PL) apresentou indicação endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues, ao secretário de segurança pública, Marcelo Werner e à secretária de educação, Adélia Pinheiro, solicitando a instalação de detectores de metais nos acessos aos estabelecimentos de ensino da rede pública e privada da Bahia.
“Torna-se imperioso e urgente coibir a entrada de armas nos centros de ensino e para tal é importante dotar todas as escolas, de equipamentos modernos e eficazes na prevenção de entrada de armas, de quaisquer tipos que sejam”, justificou o parlamentar. No documento, o deputado está considerando o aumento do nível de violência e os assassinatos ocorridos nas escolas, por exemplo, no Rio de Janeiro, em Santa Catarina e em Goiânia.
“Estas ações de violência armada são praticadas dentro das escolas, não só contra os alunos regularmente matriculados, como também contra a equipe de educadores e de apoio operacional das mesmas e ocorrem marcadamente e com maior incidência nas grandes escolas, principalmente nas localizadas em cidades de médio e grande porte, visto que as particularidades urbanas associadas à violência, estão mais presentes nestes centros”.
“Fundamentado nas experiências de programas de segurança contra a violência pessoal e patrimonial, identifica-se que os detectores de metais, acrescidos de inspeção visual monitorada dos pertences, podem coibir a entrada de objetos que facilitam estas atividades criminosas”, completou.