O aumento na vazão da Usina Hidrelétrica de Itapebi, situado no sul da Bahia, tem gerado preocupação entre autoridades e moradores. De acordo com a prefeitura, a vazão pode chegar a 2 mil m³ por segundo, o que representa três vezes o volume habitual de 600 m³ por segundo.
A região do rio Jequitinhonha, onde se encontram várias casas de moradores, pode ser diretamente afetada. “Nossa preocupação é que o aumento do nível do rio cause alagamentos e danos maiores”, explica André Luiz Carvalho, responsável pela comunicação da prefeitura de Itapebi.
A Usina de Itapebi esclareceu que está atenta às condições climáticas e trabalha em parceria com as defesas civis municipais. “As previsões indicam que a vazão do rio pode ultrapassar 2.000 m³/s nos próximos dias. A operação é a fio d’água, o que significa que o volume de água que entra no reservatório é o mesmo que sai”, informou a nota oficial da usina.
Atualmente, Itapebi está entre as 14 cidades baianas que decretaram situação de emergência devido às chuvas. A Defesa Civil estadual orienta que medidas sejam adotadas rapidamente para reduzir o impacto nas famílias afetadas, com apoio humanitário e estruturante para evitar maiores riscos. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)