Cerca de 60 medicamentos estão em falta nas farmácias e unidades de saúde de Camaçari, na região metropolitana de Salvador. Segundo a prefeitura, a carência é consequência do desabastecimento nacional de remédios, que atinge fornecedores de todo o país.
“Das 365 apresentações de medicamentos fornecidos pela Sesau, atualmente, cerca de 60 estão em falta, e outras em estoque de baixa virtude desse desabastecimento nacional. Temos medicamentos desde março que até agora não foram entregues”, afirmou Andreia Reis, coordenadora da Coordenação de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde (Sesau) de Camaçari.
Segundo um levantamento do Sindicato dos Farmacêuticos, em torno de 33 medicamentos que fazem parte da atenção básica de saúde desapareceram do mercado e da maioria dos estoques das unidades do estado.
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que o estoque estadual é zero para 28 medicamentos de alta complexidade, cujo fornecimento é de responsabilidade do Ministério da Saúde. Ainda há o risco iminente de escassez para outros 45 remédios fornecidos pela União. A Sesau de Camaçari afirmou que tem feito todo o possível para garantir o abastecimento das farmácias. (Com informações do Metro 1)