Ubaitaba Urgente

DEPUTADO LEUR LOMANTO É ESCOLHIDO PARA PRESIDIR CONSELHO DE ÉTICA DA CÂMARA

(Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Leur Lomanto Jr. (União Brasil-BA) foi escolhido, nesta quarta-feira, 19, para presidir a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados. Por acordo, o parlamentar foi o único candidato ao posto. O deputado Albuquerque (Republicanos – RR) foi eleito primeiro-vice-presidente e o deputado Bruno Ganem (Podemos-SP), segundo-vice-presidente.

Dos 21 membros titulares do colegiado, além de Lomanto Jr., outros quatro são da Bahia: Paulo Magalhães (PSD); João Leão (PP); Ricardo Maia (MDB); e Elmar Nascimento (União Brasil). O objetivo do conselho, que é formado também por 21 suplentes, é investigar alegações de comportamento inadequado ou violações do decoro parlamentar.

Os líderes partidários são responsáveis por indicar os membros do grupo, enquanto os próprios parlamentares escolhem o presidente. Os deputados podem servir no conselho por até dois anos e só podem sair se renunciarem, falecerem ou perderem seus mandatos. Atualmente, 14 casos estão na fila para serem analisados pelo Conselho de Ética, chama a atenção o fato de 10 desses casos serem de parlamentares do PL.

A reinstalação do Conselho de Ética tem sido defendida pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, (PP-AL), para diminuir as baixarias protagonizadas pelos parlamentares na Casa. Durante sessão ordinária desta quarta-feira, 19, Lira falou destacou a importância do colegiado.

“Queria mais uma vez ressaltar que, no dia de hoje, foi eleito o nosso Conselho de Ética e, portanto, pedir a prudência de sempre na atuação de cada parlamentar. Daqui para a frente, teremos o fórum adequado instalado para tratar dos pontos fora da curva desta Casa”, disse o alagoano.

A declaração de Lira foi feita em um dia marcado pelo embate entre os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Marcon (PT-RS), ocorrido na manhã desta quarta na Comissão de Trabalho. Após Marcon ter questionado a facada desferida contra o ex-presidente Jair Bolsonaro em 2018, Eduardo Bolsonaro levantou, proferiu xingamentos e ameaçou o petista. O vídeo da discussão circula nas redes sociais. (A Tarde)