ILHÉUS-ITABUNA: EDITAL DA DUPLICAÇÃO SAI ESTE ANO
G

Paulo Sérgio Passos

Do Pimenta

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, confirmou ao jornal Valor Econômico que o edital de licitação das obras da nova rodovia Ilhéus-Itabuna será publicado ainda em 2013. O trecho é um dos 15 da malha viária nacional que serão duplicados pelo Dnit, perfazendo um total de 1.038 quilômetros e R$ 7 bilhões em novos contratos.

Além de outros trechos, Passos informou que haverá concorrências para construir novas pistas na BR-415, entre Ilhéus e Itabuna (BA), na BR-222, que dá acesso ao Porto de Pecém (CE), e na BR-280, entre Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul (SC). De acordo com o ministro, os processos licitatórios serão realizados por meio do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), considerado mais ágil que a Lei de Licitações.

A matéria do Valor cita levantamento do Dnit, segundo o qual o tempo médio entre a abertura da concorrência e a homologação do resultado chega a 285 dias em uma licitação tradicional. No RDC, o processo dura 79 dias.O ministro afirma que também há vantagens no que se refere à redução de custos das obras.

COMPARTILHE