O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, fará uma apresentação aos deputados sobre as medidas tomadas com o objetivo de fazer o enfrentamento à violência no estado. O encontro acontece, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), nesta quarta-feira (20), às 9h30, e contará também com a presença do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, e da diretora-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito.
O líder da bancada majoritária, deputado Rosemberg Pinto (PT) disse que o titular da SSP-BA apresentará aos parlamentares medidas adotadas para o enfrentamento da violência. Ele lamentou o falecimento do policial federal Lucas Caribé Monteiro.
Já o líder da oposição, Alan Sanches (União), afirmou que a presença do secretário é uma oportunidade do legislativo tomar conhecimento das estratégias governamental para segurança pública na Bahia. Ele disse que pretende ouvir a explanação do titular da SSP e depois fará questionamentos sobre o atual momento.
Sociólogo por formação, o deputado Rosemberg Pinto defendeu as atuações das polícias Militar e Civil e assegurou que a gestão do presidente Bolsonaro colocou 33 milhões de pessoas no mapa da fome, portanto, a mercê do aliciamento pela criminalidade.
“Precisamos valorizar a inteligência da PM e a atuação dos profissionais, que saem para combater o crime organizado”, frisou. Aqui na Bahia, continuou o líder do governo, “não temos fábricas de armas, mas as fronteiras permitem o contrabando e o transporte desses artefatos. Essa não é uma política de Estado, mas da União, que foi destruída durante os últimos anos”, enfatizou o deputado Rosemberg Pinto.