A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu, na noite de quinta,14, uma declaração em que proíbe a comercialização, distribuição, importação e uso de produtos da marca Kinder no Brasil. Tudo ocorreu após o recebimento de um alerta, divulgado pela Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar (Infosan), sobre surto de Salmonella Typhimurium em chocolates da marca Kinder.
Segundo a Infosan, o Brasil não está incluído na lista de países para os quais o produto foi distribuído, que compreendem Portugal, na Austrália e no Canadá. Ainda assim, a Anvisa determinou que a medida vale para todos os produtos Ferreiro fabricados na Bélgica, e informou que “embora o Brasil não esteja entre os países de destino dos produtos, conforme noticiado pela Anvisa, a Agência considerou prudente publicar a medida preventiva com o objetivo de informar à sociedade e de evitar que o produto seja consumido ou trazido de fora do país por pessoas físicas ou importadoras”.
A empresa Ferreiro foi notificada a prestar informações sobre importações e controle de produtos no Brasil. A medida, no entanto, não afeta os produtos produzidos e comercializados nacionalmente.
Na semana passada, casos de salmonela foram registrados no Reino Unido, causados pelo consumo de produtos da marca Kinder. O Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou a fabricante Ferrero do Brasil. Por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a pasta determinou que a Ferrero do Brasil formalize o recall do chocolate Kinder ou apresente esclarecimentos sobre a segurança do produto.