Com o objetivo de evitar aglomerações, o prefeito em exercício do Rio de Janeiro, o vereador Jorge Felippe (DEM), decidiu “fechar” o bairro de Copacabana no réveillon. Apenas moradores estão autorizados a entrar na região. A decisão ocorreu depois que Felippe se reuniu com o governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), no Palácio Guanabara.
Em entrevista à TV Globo, o prefeito adiantou que o bloqueio começa a partir das 20h do dia 31. O acesso será proibido para carros de pessoas que não sejam moradores e ônibus. O metrô, da Central do Brasil até a Barra da Tijuca, também não funcionará nesse período. Outra medida é a proibição da entrada de ônibus de turismo com destino a orla. Eles não entrarão na cidade.
Além de evitar aglomerações, o prefeito quer inibir o trabalho de ambulantes, que normalmente se concentram na faixa litorânea da capital carioca. “Nós construímos hoje uma alternativa com o governo do estado: vamos bloquear os acessos para todo ônibus de turismo que se destine a orla da cidade do Rio de Janeiro”, afirmou o prefeito em exercício.