
Um tremor de terra de magnitude 4.3 ocorreu próximo a Parauapebas, no sudeste do Pará, na madrugada desta quinta-feira (3). O abalo sísmico, de magnitude moderada, foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Observatório Nacional (ON).
Segundo as instituições, o tremor ocorreu às 04h02, no horário de Brasília, e poderia ter sido sentido pela população local. Mas moradores da cidade relataram que não sentiram o fenômeno. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Parauapebas informou que “não recebeu nenhum chamado ou ocorrência relacionada ao tremor”.
A Defesa Civil explicou que por conta das “características geológicas da região e à proximidade do chamado Falha de Carajás, pequenos abalos sísmicos podem ocorrer com certa frequência, sendo que a maioria deles é de baixa magnitude e passa despercebida pela população”.
De acordo com o catálogo do Centro de Sismologia da USP, este foi o maior evento registrado próximo a Parauapebas desde 1900, ano em que se iniciou a observação da área. A RDBR informou que este foi o quarto tremor de terra registrado no Pará neste ano.
OS OUTROS OCORRERAM NAS SEGUINTES DATAS:
9 de janeiro: o primeiro do ano ocorreu também em Parauapebas e teve magnitude 2.8 MLv (medida que é uma variação da escala Richter para pequenos tremores);
17 de janeiro: o segundo foi registrado em Novo Repartimento, também no sudeste do Pará, com magnitude 2.3 mR
28 de janeiro: o terceiro evento ocorreu em Tucuruí, também no sudeste do estado, e teve magnitude 2.9 mR.