Centro de Cultura de Itabuna celebra centenário de Adonias Filho

centenário adonias filho

Espaço administrado pela SecultBA terá programação especial para comemorar a data

No dia 27 de novembro de 2015, o jornalista, escritor e crítico literário Adonias Filho – que faleceu em 1990 – completaria 100 anos. Para celebrar a data, o Centro de Cultura Adonias Filho, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) em Itabuna, preparou uma programação especial nos próximos dias 26 e 27, com espetáculo de dança, apresentação musical e um panorama sobre o centenário do escritor.

No dia 26, às 19h, a programação será fechada para convidados e contará com apresentação da Banda Sinfônica de Itabuna. Logo mais, o secretario de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, abrirá as comemorações abordando a importância do escritor para o território de identidade do Litoral Sul e, sobretudo, para a literatura nacional. Na sequência, Silmara Oliveira, coordenadora do Memorial Adonias Filho, apresentará um traçado histórico sobre os cem anos do escritor. Para encerrar a noite, o Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) fará a apresentação de seu espetáculo “…ou isso”, uma montagem inspirada na obra do poeta mato-grossense Manoel de Barros (1916), considerado um dos principais poetas contemporâneos brasileiros.

Na sexta-feira, às 19h30, o BTCA faz nova apresentação do espetáculo “…ou isso”, desta vez, aberta ao público. O ingresso será trocado por 1 kg de alimento não perecível, que será destinado para o Abrigo São Francisco e o Albergue Bezerra de Menezes, em Itabuna.

Sobre o escritor – Nascido em 1915, na cidade de Itajuípe, Adonias Aguiar Filho foi jornalista, crítico literário, ensaísta e romancista. Foi eleito vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa, membro do Conselho Federal de Cultura, presidente da Associação Brasileira de Imprensa e presidente do Conselho Federal de Cultura. Suas obras apresentavam fortes características da região cacaueira, das quais se pode destacar: Corpo Vivo, Luanda Beira Bahia, O Largo da Palma e As Velhas. Suas obras foram traduzidas para o inglês, o alemão, o espanhol, o francês e o eslovaco. Foi eleito para a cadeira nº 21 da Academia Brasileira de Letras. Em 2 de agosto de 1990, faleceu sua fazenda Aliança, em Inema (sul da Bahia).

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturaisbahia.org.

Centenário de Adonias Filho

Quando: 26 e 27 de novembro de 2015, às 19h.

Onde: Centro de Cultura Adonias Filho (Praça José Almeida Alcântara, s/n – Centro – Jardim do Ó – Itabuna/ BA)

Quanto: 26/11: Restrito a convidados | 27/11: 1 kg de alimento não-perecível

Mais informações:

Telefone: 73 3211.6429 / 71 3103-3441

COMPARTILHE