Itabuna: Área é desapropriada para construção de presídios
Atual presídio está superlotado / Foto: Arena Blog

Atual presídio está superlotado / Foto: Arena Blog

O governo do estado anunciou nesta sexta-feira (30) a desapropriação de uma área de terra de 12,1 mil metros quadrados em Itabuna para construção de dois presídios (masculino e feminino) na cidade. A iniciativa é do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vinculado ao Ministério da Justiça, e será financiada pela Caixa Econômica Federal.

O atual complexo prisional da cidade apresenta superlotação, com 1.100 presos, nas 400 vagas existentes. De acordo com o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, a ideia é licitar a obra em dezembro. A previsão é que cada unidade tenha 288 vagas, com estimativa de conclusão dos trabalhos em um prazo de dois anos.

O valor previsto não foi informado. “Nós vamos soltar a licitação até meados de novembro e em dezembro fazer a concorrência. Se tudo correr bem, a gente pode assinar a ordem de serviço já no começo do ano”, disse em entrevista ao Bahia Notícias. A desapropriação de área foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta.

COMPARTILHE