SAÚDE: FALTA DE VITAMINA B3 NO ORGANISMO E SUAS FUNÇÕES

A Vitamina B3 é um nutriente essencial para o corpo humano. Ou seja, uma daquelas substâncias que nosso organismo precisa, mas não produz em sua totalidade. Assim como outras vitaminas, ela precisa ser constantemente reposta. E essa reposição pode ser feita através da alimentação e da suplementação. Mas, você sabe o que acontece com o seu corpo quando há deficiência de Vitamina B3?

O organismo humano é como um pequeno universo organizado e coeso. Contudo, quando falta um de seus nutrientes essenciais, todo o equilíbrio fisiológico do corpo é prejudicado. Pensando nisso, no artigo de hoje vou apresentar para você as funções da Vitamina B3, que também está disponível no site da Biohigh.com.br, a farmácia de manipulação totalmente online, com suplementos 100% naturais. Acompanhe.

O QUE É A VITAMINA B3? 

Também chamada de niacina, Vitamina PP ou ácido nicotínico, a Vitamina B3 é um nutriente hidrossolúvel. Ou seja, ela se dissolve em água sendo eliminada do organismo dessa forma. Além disso, o corpo humano armazena quantidades muito pequenas desse nutriente. E por isso, ela precisa ser reposta diariamente. Isso é feito sem que você perceba, através da sua alimentação.

QUAIS AS SUAS FUNÇÕES NO ORGANISMO: 

A Vitamina B3 está diretamente envolvida no metabolismo do corpo humano. Portanto, participa do processo que transforma os nutrientes dos alimentos em energia para o organismo. Além disso, as funções da Vitamina B3 incluem:

  • Protege o DNA;
  • Diminuir o colesterol ruim na corrente sanguínea;
  • Participa da produção de diversas enzimas;
  • Protege a saúde das células e do sistema nervoso;
  • Ajudam a evitar a degeneração dos neurônios;
  • Auxilia na produção de hormônios da glândula suprarrenal;
  • Influencia a ação de enzimas antioxidantes;
  • Ajuda a manter a boa aparência da pele.

Portanto, é imprescindível para diversos processos vitais, participando de praticamente todos os processos de óxido-redução do organismo. Siga no instagram a página da Bio high, veja conteúdos exclusivos e as outras substâncias das quais a Vitamina B3 participa.

O QUE CAUSA A DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B3?

Quando não mantemos uma dieta equilibrada, que não contemple todos os grupos alimentares essenciais, e, portanto, desconsideramos os nutrientes que o nosso corpo precisa, podemos ter deficiência de vitaminas.  E o mesmo processo pode levar a carência de outros nutrientes, como proteínas e minerais essenciais.

Mas, alterações metabólicas, causadas por algumas doenças, como a doença de Hartnup, e a má absorção de nutrientes, também podem levar ao mesmo problema.  Portanto, nem sempre a deficiência de vitaminas é fruto de uma dieta pobre em nutrientes. E como saber se você está com deficiência de Vitamina B3? Para isso, é preciso ficar atento aos sintomas da carência desse nutriente no seu organismo.

SINTOMAS DA CARÊNCIA 

A deficiência de Vitamina B3 é considerada uma doença, sendo denominada de Pelagra ou doença dos 3 D. E os principais sintomas dessa condição incluem:

  1. Fraqueza e fadiga muscular;
  2. Diminuição da vitalidade;
  3. Náuseas e vômito;
  4. Descamação e pigmentação escura na pele;
  5. Inflamações e lesões na pele;
  6. Úlceras e irritação estomacal;
  7. Diarreia e prisão de ventre;
  8. Grande perda de apetite;
  9. Dores de cabeça;
  10. Sintomas de estresse, depressão e ansiedade.

Em casos mais graves, a carência da Vitamina B3 pode causar perda de memória, enxaqueca crônica e até demência. Portanto, no caso de apresentar um ou mais desses sintomas, procure um médico para fazer uma avaliação da sua saúde.

COMO REPOR? 

A forma mais comum de obter a Vitamina B3 é através da alimentação, já que ela está presente em alimentos como:

  • Amendoim;
  • Atum;
  • Carne de frango e peru;
  • Cogumelos;
  • Trigo e lentilhas.

Mas, nos casos de carência da Vitamina B3 pode ser necessário fazer a suplementação desse nutriente, além de uma dieta apropriada indicada por um nutricionista.

CONCLUSÃO

As vitaminas são nutrientes indispensáveis para a saúde e bem-estar do nosso organismo. E mesmo que você não esteja com carência de Vitamina B3, pode suplementar essa vitamina, pois ela traz diversos benefícios a sua saúde.

Mas, não esqueça: se tiver dúvidas, procure um médico para orientação antes de iniciar o consumo. Gostou das dicas de hoje? Deixe seu comentário e até a próxima!

COMPARTILHE