A invasão de campo da torcida após o duelo contra o Palmeiras pode custar caro para o Grêmio. De acordo com informações do Uol Esporte, o Tricolor Gaúcho pode perder o mando de até 10 jogos, o que significaria não jogar no próprio estádio até o fim da Série A do Brasileirão. Faltam apenas 11 rodadas para o Imortal no Campeonato, sendo apenas cinco como mandante.
O artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) prevê que “deixar de tomar providências capazes de prevenir ou reprimir desordens em sua praça de desporto, invasão de campo ou local de disputa do evento esportivo, lançamento de objeto no campo ou local de disputa do evento esportivo” pode gerar multa de R$ 100,00 a R$ 100 mil.
Leia também: Facção proíbe população de ouvir música de MC Poze em Salvador
Contudo, um agravante, previsto no inciso primeiro deste artigo, pode deixar a pena ainda mais dura. “Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial”, diz o texto. Por outro lado, o Grêmio pode não sofrer tanto as consequências dos atos dos torcedores por causa do inciso terceiro do mesmo artigo.
“A comprovação da identificação e detenção dos autores da desordem, invasão ou lançamento de objetos, com apresentação à autoridade policial competente e registro de boletim de ocorrência contemporâneo ao evento, exime a entidade de responsabilidade, sendo também admissíveis outros meios de prova suficientes para demonstrar a inexistência de responsabilidade”, diz o regulamento.
O caso ainda deve ser denunciado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), com base na súmula da partida para a marcação do julgamento. O Grêmio está em situação delicada na Série A. É o vice-lanterna da competição, com 26 pontos, sete a menos que o Bahia, primeiro clube fora da zona de rebaixamento.