Uma carreta carregada com produto inflamável tombou no km 702 da BR-101, no município de Eunápolis, por volta das 05h15 da manhã desta segunda-feira (22). O veículo viajava no sentido de Salvador e virou na cabeceira da ponte sobre o Rio Santa Cruz, no distrito de Mundo Novo, a 16 quilômetros do centro da cidade. Houve explosão e o motorista capixaba Erick Luiz Gomes, 30 anos, que ficou preso nas ferragens, morreu carbonizado. A estrada ficou completamente interditada por quase duas horas por causa do fogo e da fumaça.
O motorista de um caminhão que vinha logo atrás afirmou ao Radar que a explosão aconteceu muito rápido. ‘Foram cinco explosões. Agente tentou socorrer, mas quando chegamos perto houve a explosão e voltamos’, afirmou Rogério Garcia da Silva, 35 anos. O caminhoneiro declarou ainda que a carreta estava em velocidade compatível com o trecho. ‘Ele vinha descendo a ladeira. Na curva, deu até seta para eu não ultrapassá-lo. De repente, o veículo derrapou e tombou. Ele não estava veloz, porque eu estava atrás dele a 70 km/h. Não sei se a carga puxou’, frisou. Mas o policial rodoviário federal Joéliton Pinto acredita que o veículo estava em velocidade acima do permitido. A polícia ainda avalia se houve danos ao meio ambiente.
Perto de onde o veículo caiu passa um rio. A carreta, cor branca, placa MBX-7138, da empresa Rapido900, transportava solventes. O motorista morava no município de Viana (ES). O fogo só foi controlado com a chegada de uma equipe da brigada anti-incêndio da empresa Veracel Celulose, mas até por volta das 11h as chamas ainda continuavam e a PRF resolveu requisitar apoio do 6º Grupamento de Bombeiro Militar, em Porto Seguro.
(Texto e Fotos: Radar 64)