Em meio às negociações envolvendo policiais militares grevistas e o governo do estado, o clima pacífico entre manifestantes e Exército foi demonstrado na tarde desta terça-feira (07). O general Gonçalves Dias, força maior da tropa de segurança que cerca a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), desde a manhã de segunda-feira (06), deixou a área de isolamento para conversar com os familiares e amigos dos grevistas que ocupam desde a noite do dia 31 de janeiro o prédio da ALBA.
O general foi abraçado e agraciado com um bolo. “Estamos sendo justos com uma pessoa que está sendo justa conosco”, disse Maria Clara, mulher de militar. Durante a conversa, G. Dias fez questão de negociar alguns pontos com os manifestantes que permanecem acampados em frente à Assembleia.
Eles solicitaram do general autorização para irem às suas casas e retornarem para o Centro Administrativo da Bahia (CAB) sem serem barrados pelos soldados que isolam o local. A solicitação foi aceita. Segundo informações do Bocão News, em demonstração de gratidão, os manifestantes cantaram parabéns para o general e abraçaram G. Dias. O clima permanece tranquilo, durante a terça-feira (31), bem diferente de ontem, quando os manifestantes entraram em confronto com os soldados.
Bombas de gás lacrimogêneo, balas de borracha e spray de pimenta foram utilizados para conter a ação dos familiares. Hoje, o general permitiu que os grevistas recebessem alimentos e remédios e não houve algum tipo de atrito. As negociações prosseguem.