O vereador Everaldo dos Gatos, eleito pelo DEM, assumiu a presidência da Casa Legislativa de Ibirapitanga após o afastamento da vereadora Marlene Sena Santos (PSD), por decisão do juiz Carlos Eduardo da Silva Camillo, da Comarca de Ubatã. (relembre aqui). O afastamento se deu após indícios de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito por parte da ex-presidente.
A ação cautelar do Ministério Público estadual (MP-BA) apontou que existem indícios de que Marlene Sena praticou enriquecimento ilícito e causou prejuízo ao erário. As acusações incluem a concorrência dolosa para a fragmentação de objeto contratual, resultando em sobrepreço e superfaturamento em contratos da Câmara Municipal de Ibirapitanga.
O documento que embasou o afastamento, estabelece a necessidade de proteção ao bem jurídico da probidade administrativa e determinou uma multa diária de R$ 50.000,00 em caso de descumprimento. A intimação pessoal da vereadora afastada e da Mesa Diretora da Câmara Municipal foi determinada para ciência e aderência ao cumprimento da decisão. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)