Moradores do Banco da Vitória interditaram, nesta sexta-feira (1º), a Ilhéus-Itabuna (BR-415). Eles reivindicaram a normalização das linhas de ônibus do serviço público de transporte. O protesto começou por volta das 7h e se estendeu até as 9h20min, causando grande congestionamento no trânsito.
Ao blog Pimenta, o superintendente de Trânsito de Ilhéus, Valci Serpa, informou que outras duas manifestações ocorreram nesta manhã, uma no Iguape, na zona norte da cidade, e outra em frente ao Opaba Praia Hotel, na zona sul. “[Foi uma ação] orquestrada”, declarou. Após o fim das interdições, os manifestantes se reuniram na Praça Cairu, no Centro.
Perguntamos se as empresas de ônibus Viametro e São Miguel não obedeceram a determinação de retomada de 100% das linhas, feita pelo prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), em março passado. Serpa respondeu que o acordo judicial das concessionárias com o município as autoriza a manter 85% das linhas de ônibus em atividade, mas, segundo ele, 87% estão em operação.